Botaurus stellaris

O abetouro[2] (Botaurus stellaris) é uma ave da família Ardeidae (garças). É um dos maiores membros da sua família e caracteriza-se pela sua plumagem castanha e pelo seu comportamento críptico.

Abetouro-comum

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes[1]
Ciconiiformes
Família: Ardeidae
Género: Botaurus
Espécie: B. stellaris
Nome binomial
Botaurus stellaris
(Linnaeus, 1758)
Distribuição geográfica

Distribuição geográfica

Esta espécie distribui-se principalmente pela Europa central e setentrional e pela Ásia. Em Portugal pode ser considerado um invernante raro.

Estas aves habitam em sapais, lagoas e canaviais, e são raramente avistadas.[3]

Conservação

Botaurus stellaris - MHNT

O Abetouro teve um grande declínio da sua população na Europa no começo do século XX. Umas das principais razões foi a drenagem dos solos, que levou à perda de habitat. A espécie esteve extinta no Reino Unido na época de 1885.

Em 2020, devido a várias ações de conservação da espécie, e após 200 anos, nasceram novas crias de Abetouro na Newport Wetlands National Nature Reserve, no País de Gales. Esta espécie encontra-se listada no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal com o estatuto de Criticamente em Perigo.

Referências

  1. «Storks, ibis & herons». IOC World Bird List v 6.4 (em inglês). Consultado em 23 de dezembro de 2016
  2. Infopédia. «abetouro | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa». infopedia.pt - Porto Editora. Consultado em 14 de abril de 2023
  3. «Após 200 anos, nascem novas crias de Abetouro no País de Gales»

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.