Luta de braço

A luta de braço (também conhecida como quebra de braço, braço de ferro ou queda de braço)[1] é uma atividade esportiva em que dois contendores, com um dos cotovelos apoiados sobre superfície horizontal, enlaçam as mãos ou os punhos, e cada um, aplicando força muscular, tenta fazer o adversário desdobrar o braço.

 Nota: "Braço de ferro" redireciona para este artigo. Para a telenovela, veja Braço de Ferro (telenovela).
Luta de braço

A origem da luta de braço é imemorial, pois desde as mais antigas civilizações há registros desta prática em gravuras, pinturas, estátuas etc.

A partir da década de 1950 a luta de braço começou a se popularizar no Brasil. Em 1977 a luta de braço se oficializou no Brasil e em 1994 foi fundada a Confederação Brasileira de Luta de Braço (CBLB).[2]

Existem várias entidades e federações reguladoras da luta de braço em todo o mundo, sendo a principal a World Arm Wrestling Federation.[3] Os atletas competem divididos por categorias de idade, sexo e peso, conforme a massa corporal. Também competem portadores de deficiência física.

Os competidores deverão apoiar os cotovelos numa mesa padronizada, com o braço desnudo. Compete-se com o braço direito ou o esquerdo. Os polegares devem ficar unidos e entrelaçados e a mão livre segurar um pino lateral. Braços e pulsos devem estar inicialmente alinhados e deve haver árbitros para o alinhamento dos punhos, que indicará o início da partida e avaliando para que não haja faltas, não havendo limite de tempo para cada luta.

Ver também

Referências

  1. «quebra-de-braço»
  2. «Luta de braço». Confederação Brasileira de Luta de Braço. Consultado em 19 de novembro de 2014
  3. «Arm Wrestling Rules»
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.