Brettanomyces

Brettanomyces é um género de levedura na família Saccharomycetaceae. O nome do género Dekkera é utilizado de forma intercambiável com Brettanomyces, descrevendo a forma da levedura teleomorfo ou formadora de esporos. A morfologia celular da levedura pode variar de oval a longas células em forma de "salsicha". A levedura é acidogênica, e, quando cultivada em meios ricos em glucose produz grandes quantidades de ácido acético. Brettanomyces é importante tanto para as indústrias de fabricação de cerveja e vinho, devido aos compostos sensoriais que produz.

Brettanomyces
Brettanomyces bruxellensis
Brettanomyces bruxellensis
Classificação científica
Reino: Fungi
Filo: Ascomycota
Subfilo: Saccharomycotina
Classe: Saccharomycetes
Ordem: Saccharomycetales
Família: Pichiaceae
Género: Brettanomyces
Espécies
  • B. anomalus
  • B. bruxellensis
  • B. claussenii
  • B. custersianus
  • B. lambicus
  • B. naardenensis
  • B. nanus

Na natureza, Brettanomyces vive nas cascas de frutas. A cepa Brettanomyces claussenii foi descoberta na cervejaria Carlsberg em 1904 por N. Hjelte Claussen, que estava investigando-a como uma causa de deterioração em ales inglesas. O termo Brettanomyces vem do grego, "fungo britânico".

Cerveja

Na maioria dos estilos de cerveja Brettanomyces é visto como um contaminante e as características que ela atribui são consideradas indesejáveis ​​transmitindo "off-flavours." No entanto, em alguns estilos, particularmente certos tradicionais cervejas belgas, é apreciado e encorajado. Lambic e gueuze devem seus perfis únicos de sabor a Brettanomyces; também é encontrada em Oud Bruin e Flanders red ale.[1] exemplos comerciais desses estilos incluem Liefmans Brown Ale, Rodenbach Grand Cru, e duquesa de Bourgogne . O mosteiro trapista Orval é único na elaboração da única cerveja trapista com características de Brettanomyces. No caso da Orval, os cervejeiros adicionam o fermento à cerveja no engarrafamento.

Referências

  1. Asimov, Eric (22 de novembro de 2011). «Brews as Complex as Wine». The New York Times. Consultado em 24 de novembro de 2011
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.