Bristol Aerospace

A Bristol Aerospace é um empresa aeroespacial Canadense localizada em Winnipeg, Manitoba. É uma divisão operacional da Magellan Aerospace.

Bristol Aerospace
Atividade Aeroespacial
Fundação 1930
Fundador(es) Jim, Grant e Edwin MacDonalds
Sede Winnipeg, Manitoba  Canadá
Empregados 630
Produtos Manutenção e Atualização de Aeronaves, Flutuadores e Foguetes
Posição no Alexa 18 449 713 ()
Website oficial www.bristol.ca

História

A Bristol Aerospace, iniciou suas atividades em 1930, como a MacDonald Brothers Aircraft Company. Os irmãos: Jim e Grant MacDonald, se mudaram da Nova Escócia para Winnipeg, em 1904 para iniciar um negócio de chapas de metal, sendo que o irmão Edwin, se juntou a eles mais tarde. Como as viagens de avião, começavam a se estabelecer como um importante meio de transporte e Winnipeg estava se tornando um centro intermediário de paradas importante nas viagens para o Oeste, eles investiram nessa área, produzindo flutuadores de metal para aviões anfíbios, sob licença da EDO Corporation de Nova Iorque, o que continuou fazendo até o início dos anos 80.

Projetos

Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa construiu aviões de treinamento chegando a ter mais de 4.500 empregados, se tornando importante na área de manutenção e atualização de aeronaves para a força aérea Canadense nas décadas de 40 e 50. Em 1954, a MacDonald Brothers Aircraft foi comprada pela empresa Britânica Bristol Aeroplane Company, se tornando a sua filial Canadense. Durante as décadas de 50 e 60, com a sua grande experiência na produção de chapas metálicas de precisão, ela se tornou uma das maiores fornecedoras das partes que suportavam o calor para a maioria dos fabricantes de motores aeronáuticos. Nas décadas de 60 e 70, em parceria com a Aerojet General, foi desenvolvido o míssil de ataque ao solo CRV7 (maior do mundo na época), este míssil veio a dar origem à série de foguetes de sondagem da família Black Brant[1].

Um Canadair CF-116A chega à Bristol Aerospace para o processo de atualização. Abril de 1987

Administração

Em 1967 a matriz Bristol Aeroplane Company, foi comprada pela Rolls-Royce, e mudou o nome da sua subsidiária Canadense para Bristol Aerospace.

Em junho de 1997, a Rolls-Royce plc, vendeu a Bristol para a Magellan Aerospace, um conglomerado formado por empresas Canadenses e Norte Americanas do ramo aeroespacial. Desde então, a marca Magellan tem sido usada de forma mais agressiva, reduzindo a visibilidade e independência da marca Bristol Aerospace.

Referências

  1. Bristol Aerospace (2008). «Products». Consultado em 26 de julho de 2011
Notas
Bibliografia
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.