Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul

A Agevap é uma associação de instituições pertencentes ao (Comitê da Bacia do rio Paraíba do Sul) - Ceivap, seu nome completo é Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do rio Paraíba do Sul. Esta entidade foi criada em junho de 2002 com objetivo de exercer as funções de secretária do referido comitê.

O Comitê Ceivap como não tinha personalidade jurídica era impedido de contratação de funcionários, aquisição de material e exercícios das atividade necessária ao exercício da gestão de recursos hídricos do rio Paraíba do Sul.

Em setembro de 2004 a Agevap assinou seu primeiro contrato com a Agência Nacional de Águas (ANA), para exercer as funções da agência da bacia, sendo, principalmente, receber os recursos oriundos da cobrança pelo uso da água no rio Paraíba do Sul e investi-lo em programas para a gestão dos recursos hídricos da referia bacia.

Na ocasião da celebração dos 10 anos do Ceivap, foi assinado o quarto termo aditivo ao contrato de gestão da Agevap com a ANA, prorrogando sua vigência até 2010.

No ano de 2010, a AGEVAP assinou dois novos contratos de gestão com o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA). O primeiro deles concedeu à agência o direito de exercer o papel de secretaria executiva dos comitês afluentes do rio Paraíba do Sul no Estado do Rio de Janeiro: CBH - Médio Paraíba, CBH - Baixo Paraíba, CBH - Rio Dois Rios e CBH - Piabanha. O segundo contrato delegou à AGEVAP o direito de atuar como secretaria executiva do Comitê Guandu, comitê estadual que está diretamente ligado à bacia do rio Paraíba do Sul por causa da transposição no sistema Lajes/Guandu, em Barra do Piraí (RJ).

Os dois novos contratos permitiram à AGEVAP crescer e expandir seu quadro de funcionários e também sua área de atuação. De um corpo de sete funcionários, em 2011 a Agência passou a ter 41. Além da sede em Resende (RJ), foram implantadas seis Unidades Descentralizadas (UDs) pelos comitês estaduais: Volta Redonda (CBH - Médio Paraíba), Petrópolis (CBH - Piabanha), Nova Friburgo (CBH - Rio Dois Rios), Campos e Italva (CBH - Baixo Paraíba) e Seropédica (Guandu).

Composição

A Agevap é composta por membros e suplentes inscritos no Ceivap e nos comitês na sua área de abrangência, que se voluntariam a participar da associação.

Na composição de 2004/2006 encontram-se inscritos 41 associados pertencentes do poder público e organizações civis.

Espera-se uma renovação dessa composição na ocasião da eleições dos novos membros do Ceivap, existe também a possibilidade, não confirmada, da abertura da associação a pessoas jurídicas não ligadas ao Comitê.

Direção

  • José Leomax (2001/2005)
  • João Jerônimo Monticeli (2005/2006)
  • Eliane Barbosa (2006)
  • Edson Guaracy Lima Fujita (2008)

Corpo funcional

Desde sua criação a Agevap tem seu comando exercido por uma diretoria eleita pelo conselho de administração, composta pelo diretor e por dois outros coordenadores.

As coordenações são divididas em Gestão e Técnica, cujos titulares são, respectivamente, Hendrik Mansur e Flávio Simões.

Participam do restante do corpo funcional funcionários escolhidos por seleção pública e outros contratados e terceiros que também auxiliam o processo de gestão dos recursos captados pela cobrança do uso das águas do rio Paraíba do Sul.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.