Caio (presbítero)

Caio (em latim: Caius), dito Presbítero de Roma, foi um escritor cristão que viveu no início do século III [1], considerado um dos pais da igreja. Pouco se sabe sobre a sua história pessoal.

Fontes

O Cânone Muratori também conhecido como fragmento muratoriano refere-se a ele numa tentativa em estabelecer um cânon do Novo Testamento atribuída a Caius. De seus escritos restaram tão somente fragmentos [2] mencionados por Eusébio de Cesareia em sua "História da Igreja". [3]

Fócio I de Constantinopla [4] líder da grande cisma entre o oriente e o ocidente, em uma nota marginal na cópia de um manuscrito "Natureza do universo", afirma que Caius era presbítero da igreja em Roma e eleito "Bispo dos Gentios". [5] Caius também é citado por Jeronimo que, em seu de Viris Ilustribus, dedica-lhe o capítulo 59. Outros autores igualmente o mencionam, sendo que destes, muitos dos quais citam ou ilustram informações derivadas de Eusébio.

Citações

Eusébio de Cesareia o menciona várias vezes e afirma que ele realizou uma disputa com Proclo, um líder montanista, na época em que Zeferino era o papa (199-217).

"Diálogo contra o montanista Proclo"

Faz referência ao sepultamento de Pedro (no Vaticano) e de Paulo (na Via Ostiense). Caio diz a Proclo: "E eu possa mostrar os troféus dos apóstolos. Porque se você optar por ir para o Vaticano ou a caminho de Ostia, você encontrará os troféus das pessoas que fundou esta igreja."

Segundo a Enciclopédia Catolica[1], "são provas valiosas da morte de São Pedro e Paulo em Roma, e à veneração pública dos seus restos em Roma, cerca do ano 200." Esta é aparentemente a menção mais antiga explicita da presença dos túmulos de São Pedro e Paulo em Roma.

Noutra parte deste texto, no trabalho de Hipólito "Contra Caium" [6] ali parece claro que Caius sustenta que o Apocalipse de São João foi um trabalho de Cerinto um gnóstico,[1] o que justifica a rejeição na sua proposta canônica. Ainda refere-se a 13 escritos sobre o apóstolo Paulo, mas nenhum deles menciona os hebreus.

"Contra a heresia de Artemon"

Neste texto Eusébio refere-se às informações sobre o anti-bispo Natálio, escritas por Caio.

Notas

      Referências

      1. Enciclopédia Católica
      2. Fragmentos de Caius
      3. Eusébio Pânfilo. História da Igreja. M. Edição Santo-Transfiguração Mosteiro de Valaam, 1993.
      4. Fócio. Bibl. Cod., 48.
      5. Enciclopédia Católica.
      6. Gwynne (Hermathena, VI, pag. 397 sq.)
      This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.