Caja Madrid

A Caja Madrid, formalmente a Caja de Ahorros y Monte de Piedad de Madrid, com sede em Madri,[1] era a mais antiga das caixas de poupança espanholas. Foi fundada em 3 de dezembro de 1702, por Francisco Piquer, sacerdote aragonês. A Caja Madrid era o banco de propriedade regional da Comunidade de Madri (Comunidad de Madri).

Caja Madrid
Banco
Atividade Serviços financeiros e Seguros
Fundação 3 de dezembro de 1702
Destino Mesclado para formar Bankia em 2010
Sede  Madrid, Espanha
Pessoas-chave Rodrigo Rato (Presidente)
Empregados 15.279 (2009)
Produtos Banco de consumidor
Banco corporativo
Renda líquida 622.3 milhões (2009)
Website oficial http://www.obracaja.es/

Em 30 de julho de 2010, a Caja Madrid assinou um acordo de fusão com outros seis bancos de poupança para formar o Bankia em 3 de dezembro de 2010.[2] A Caja Madrid detinha 52,6% do controle da nova empresa.

História

O Monte de Piedad de Madrid não cobrou juros sobre seus empréstimos até 1836, quando foi introduzida uma cobrança para cobrir os custos operacionais da organização. Em 1838, por decreto real, a Caja de Ahorros de Madrid foi fundada como um banco de poupança no modelo britânico, seguindo as idéias de Jeremy Bentham. Inicialmente, a Caja de Ahorros e o Monte de Piedad trabalharam juntos, mas permaneceram instituições separadas.

Em 1869, as duas instituições foram fundidas e se tornaram o Monte de Piemonte e a Caja de Ahorros de Madri. Posteriormente, para mostrar a importância do lado da economia da operação, o título da instituição resultante da fusão foi revertido e tornou-se a Caja de Ahorros e o Monte de Piemonte de Madri.

Negócios anteriores

Torre Caja Madrid, foi sede da Caja Madrid, situada em Fuencarral-El Pardo, Madrid.

A Caja Madrid foi o quarto maior grupo financeiro da Espanha, com um faturamento de 180.700 milhões de euros em 2005. Tinha 12.800 funcionários em uma rede nacional de 1.900 escritórios e quatro filiais estrangeiras em Miami, Lisboa, Dublin e Viena. Também possuía 330 agências bancárias nos escritórios da companhia de seguros Mapfre.

Além dos negócios bancários tradicionais, a Caja Madrid participa de uma coleção de empresas, diretamente ou através da holding, Corporacion Financiera Caja Madrid. .

Responsabilidades sociais

A Caja Madrid realizou um trabalho social através de duas entidades que criou: Obra Social Caja Madrid e Fundación Caja Madrid. Eles realizaram trabalhos em seu nome nas áreas de assistência social, ensino, assuntos culturais e meio ambiente. Por exemplo, a Fundación Caja Madrid criou a Casa Encendida em Madri em 2002. Em 2005, o valor gasto pelos dois organismos em nome da Caja Madrid atingiu 161 milhões de euros. Alguns dos usuários do banco o criticaram, juntamente com os outros bancos de poupança espanhóis, por terem perdido seu caráter beneficente no desenvolvimento de seus negócios como banco.

Nova sede

Em 2009, a Caja Madrid adquiriu uma nova sede em um novo prédio de escritórios para arranha-céus, conhecido como Torre Caja Madrid (Torre Caja Madrid). A torre foi projetada para a empresa espanhola Repsol, e o principal arquiteto era Norman Foster. A torre agora é arrendada pela CEPSA e costumava ser chamada Torre CEPSA. Está situado no distrito de Fuencarral-El Pardo, em Madrid. A torre tem 45 andares e tem 250 metros de altura.

Referências

  1. "Inicio Arquivado em 2011-06-25 no Wayback Machine." Caja Madrid retrieved on January 7, 2011. "Plaza de Celenque, 2. 28013 Madrid"
  2. «Creation of the Bankia Group». Bankia

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.