Calça Pêrra

Calça Perra, é uma pequena aldeia na freguesia da Sabacheira, concelho de Tomar, distrito de Santarém, Portugal.

Passa por esta localidade a estrada municipal M524, que liga a localidade de Chão de Maçãs à Sabacheira.

É banhada a norte pela Ribeira da Sabacheira, que é afluente do Rio Nabão e este do Rio Zêzere.

Este micro-topónimo que está na origem do nome deste pequeno aglomerado está relacionado com a existência de propriedades da familía Calça Perra, sendo Beatriz Nunes Calça Perra a sua última descendente, tendo legado as suas posses e propriedades à Ordem de Cristo.

As propriedades nesta zona eram uma vinha no "Porto de Monchite", legado a Margarida Eanes sua criada, e marido; mas especialmente os moinhos de água legados a Diogo Nunes Sarrazinos.

Propriedades rusticas e urbanas de Beatriz Fernandes Calça Perra em 1462 (MSA Conde · 1989)

Os moinhos situados na ribeira da Sabacheira seriam para moagem de farinha. De acordo com o testamento de Beatriz Fernandes Calça Perra, foi possivel saber-se que apenas uma parte, porventura maioritária destes moinhos se encontrava na posse dos Calça Perra. A parte restante pertence ao mosteiro de Santa Cruz de Coimbra que aliás, a emprazara a Beatriz Fernandes .[1]

A Ordem de Cristo detinha o monopólio da moagem da azeitona, direito ancestral da precedente Ordem do Templo, confirmado no final do século XIII por D. Dinis[2]. Também não era permitida a posse de moinhos de farinha no rio Nabão, mas apenas nos regatos que naquele afluiam.

João Eanes Calça Perra o seu antepassado mais antigo revelado nos registos, surge em 1288 como testemunha numa contenda entre a Ordem de Cristo e um tal D. Aparício, por causa de uns moinhos na ribeira de Ceras, no Termo de Tomar.

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.