Camarga

A Camarga[1] (em francês: Camargue; Camarga em occitano provençal segundo a norma clássica, Camargo segundo a norma mistraliana) é uma região natural do sul da França. Se localiza a oeste da Provença e a sul da cidade de Arles. Administrativamente, pertence aos departamentos de Bouches-du-Rhône e Gard.

Campo de trigo na Camarga
Mapa da Camarga

A Camarga estende-se entre os dois braços principais do delta do rio Ródano (o "Petit-Rhône" e o "Grand-Rhône") e a costa mediterrânica. A sua área total é de cerca de 750 km2, chegando a leste à planície de Crau, a oeste até Aigues-Mortes e a norte até Beaucaire.

Este território, formado por areias e cascalho, encontra-se salpicado de lagoas. Atualmente, é terreno fértil, graças à construção de diques e equipamentos de rega. Há viticultura, cultivo de fruta e de arroz. A pecuária é abundante, com criação de cavalos e reses bravas, os famosos "touros da Camarga".

A Camarga é uma zona húmida de importância internacional, com a maior população de flamingo da Europa. Estas aves emigram no inverno para sul, e muitas passam a estação mais fria em Marrocos, em zonas húmidas de importância como a foz do rio Moulouya, o mar Chica ou o Parque Nacional de Souss-Massa.

Está catalogada como grand site national da França.

Referências

  1. ARDAGH, J. e JONES, C. França: uma civilização essencial. Volume 2. Tradução de Videlec, S. L. Madri. Edições Del Prado. 1997. p. 217.

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.