Capacete F1

O capacete F1 é um capacete de bombeiro de origem francesa. É um dos capacetes mais usados pelos bombeiros no mundo.[carece de fontes?] Ele garante a sua proteção durante as intervenções e em particular no combate a incêndios.

Capacete F1, com protetor facial.
Protótipo de capacete F1 usado para testes.
Capacete F1 de níquel com aba.

História

No final da década de 1970, a brigada de sapadores-bombeiros de Paris (em francês: brigade de sapeurs-pompiers de Paris, BSPP), desejando substituir seus capacetes "Adrian" de aço que já não ofereciam proteção suficiente, lançou um edital de licitação de fabricantes para financiar o estudo de um novo capacete. A CGF Gallet (que mais tarde se tornou MSA Gallet e atualmente MSA Sûreté) é responsável por isso. Após seis anos de estudos em colaboração com a BSPP, e 10% do seu volume de negócios investido, vemos a chegada em 1985 deste capacete com um perfil revolucionário criado pelo coronel da reserva Jacques Legendre,[1] que desde então equipou muitos bombeiros em todo o mundo.

Características

Consiste em um casco termoplástica, um arnês, presilhas e um protetor facial retrátil na frente do casco. Transparente ou dourado, este último oferece boa proteção contra luz e radiação. Um protetor ocular – também removível – pode fornecer proteção ocular contra estilhaços e detritos. Uma aba, opcional, mas amplamente utilizada, protege a nuca da radiação e estilhaços. Inicialmente revestido com uma camada de níquel – polêmica por suas propriedades condutoras – o capacete agora também está disponível pintado ou fotoluminescente. Dependendo do modelo, seu peso é de aproximadamente 1.750g (modelo 53 a 64cm de circunferência da cabeça).

Em outubro de 1997, a Europa introduziu o padrão EN 443. Para atender a esse novo padrão, serão necessários dois anos de estudo, levando aos novos capacetes F1, os F1S, F1E e F1XF.

Nova versão 2013

Em outubro de 2013, a empresa MSA Gallet apresenta o novo modelo denominado F1XF.[2] O capacete F1XF é mais leve que sua versão anterior (F1SF), na verdade para a versão M pesa apenas 1.450g. O peso varia com a adição de opções (iluminação LED, cobre-nuca, etc.).

Países que usam o capacete F1

Capacete F1 belga do corpo de bombeiros de Bruxelas.

Em 2011, o F1 teve um milhão e meio de exemplares vendidos e foi exportado para mais de 80 países.[3]

Europa
América do Norte

Ver também

Referências

  1. J.B. Flye (31 de março de 2018). «HOMMAGE – Colonel Legendre, père du casque F1>». Allo Dix Huit (em francês). Consultado em 12 de abril de 2020.
  2. Le Parisien (9 de outubro de 2020). «VIDEO. Les pompiers français auront bientôt un nouveau casque». Le Parisien. Consultado em 9 de outubro de 2020.
  3. François Delétraz (28 de outubro de 2011). «Le casque de pompier, une vraie tête brûlée . Le Figaro (em francês). Consultado em 12 de abril de 2020.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.