Carlos Alfredo de Macedo Miranda

Carlos Alfredo de Macedo Miranda (Resende, 1950Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2008) foi um jornalista e produtor audiovisual brasileiro.

Filho do escritor Macedo Miranda[1][2], foi o mais jovem repórter especial do Jornal do Brasil, promoção que conseguiu antes de completar 20 anos de idade. Com passagens pela Editora Abril e Bloch[2], criou e dirigiu diversos programas na Rede Globo como o Fantástico[1] e o Globo Repórter.

Foi responsável por dirigir o primeiro Rock in Rio[2], em 1985. Através de sua produtora – Arte & Fato – inovou, não somente na narrativa e linguagem, mas também na estética de diversos programas de televisão.

Construiu no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, a sede para sua empresa que trazia para a época a mais avançada tecnologia e condições inigualáveis para produção independente audiovisual.

Comandou diversas campanhas políticas, reconhecidas como inovadoras na área de marketing político televisivo, sendo responsável por inúmeras campanhas, entre outras, de Aureliano Chaves para a Presidência da República, de César Maia e Conde para prefeitura da cidade do Rio de Janeiro (estas ultimas vitoriosas).

Em seus últimos anos, foi o responsável direto pelo setor de teledramaturgia da Rede Record. Morreu no final de 2008, no Rio, vítima de câncer[2]. Deixou quatro filhos: Simone Miranda, Rodrigo Macedo, Alexandre Macedo e Mariana Macedo. Seu corpo foi cremado e suas cinzas espalhadas por seu filho Alexandre no Rio Paraíba do Sul em Resende[1].

Referências

  1. «Filho de Macedo Miranda morre no Rio». Site oficial de Resende. Consultado em 21 de abril de 2009
  2. «ABI lamenta a morte de Carlos Alfredo de Macedo Miranda». Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Consultado em 21 de abril de 2009
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.