Casa Vermelha (Red House)

A Casa Vermelha (Red House) localizada em Kent, Inglaterra, é o edifício chave na história do movimento das Arts and Crafts, assim como da arquitectura britânica do século XIX. A casa data do ano de 1859, tendo sido desenhada para William Morris, pelo amigo e arquitecto Philip Webb. Construída em tijolo vermelho, a casa pessoal de Morris é um exemplo da aplicação das ideias defendidas por ele, o projeto de arquitetura orienta-se pelas linhas da arquitetura rural/ doméstica inglesa, no entanto também apresenta elementos góticos, tais como: arcos em ogiva e telhados inclinados.

A casa vermelha (Red House) em Bexleyheath, Kent

A decoração interior (papel de parede, estofos, mobiliário, etc...), na sua maioria desenhada por Morris, foi toda realizada artesanalmente, com formas simples, escolha criteriosa e funcional de materiais. A casa conta ainda com fantásticas pinturas de paredes e de vidros, por parte de Edward Burne-Jones.

William Morris pretendia assim mostrar que era possível produzir objetos necessários à vida sem uso da máquina, usando a sua própria casa como exemplo, desta forma, Morris e os amigos, construíram e projetaram eles mesmos todo o mobiliário da casa, que contrastava fortemente com o estilo da época. A obra foi marcada pela simplicidade (exclusão de ornamentos excessivos), pela qualidade dos materiais empregados, pelo trabalho artesanal e, acima de tudo, pela funcionalidade.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.