Casa da Orge

A Casa da Orge foi um edifício histórico situado em Maximinos, na atual freguesia de Braga (Maximinos, Sé e Cividade) em Braga, Portugal.[1]

Casa da Orge
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
sem protecção legal (d)
Localização
Localização
Coordenadas

Era um exemplar de uma casa senhorial urbana seiscentista, que beneficiou de avultados melhoramentos na primeira metade do século XVIII, conforme atestava a inscrição do frontão da entrada principal que exibia a data de 1735. Tratava-se de uma construção que afectava uma área edificada superior a 400 metros quadrados dividida por dois pisos, beneficiando de um terreiro frontal gradeado que acentuava a majestade da fachada.

Era particularmente rico o trabalho de pedra lavrada do emolduramento das janelas, na cornija e no conjunto avançado que compunha o pórtico da entrada, manifestando notórias semelhanças com o mesmo tipo de arranjo empregue na Casa de Infias e Casa dos Maciéis Aranhas, ambas património classificado.

Sofreu um incêndio em 2002 que a danificou, tornando-a inabitável.

Foi demolida em 2007 para dar lugar à construção de um prédio.[2] O pórtico e partes da fachada estão colocadas no Largo do Peão da Meia Laranja, em Maximinos.

Referências

  1. «Casa da Orge». www.monumentos.gov.pt (em inglês). Consultado em 6 de abril de 2024
  2. «Palacete condenado». www.cmjornal.xl.pt. Consultado em 2 de março de 2016
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.