Casa das Virtudes

A Casa das Virtudes ou Casa dos Albuquerques é uma abastada residência barroca, localizada em Miragaia, na atual União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, município do Porto, Portugal.

Casa das Virtudes.

Também é conhecida como Casa dos Pintos de Meireles ou edifício da Cooperativa Árvore.[1]

A porta de entrada é coroada pelo brasão da família Pinto de Meireles, segundo a carta de Brasão de Armas de 5 de outubro de 1758, pelo fundador da casa.

A Casa das Virtudes foi fundada em 1767 pelo capitão José Pinto de Meireles, Capitão-mor de Rebordães, Cavaleiro da Ordem de Cristo. Foi senhor por herança de seus pais da Quinta da Manguela em Carreira, Santo Tirso, onde ainda pertence a família, Pinto de Meireles. Constituía a cabeça do morgadio das Virtudes.[2]

O escritor Mário Cláudio, em honra à casa, escreveu o romance A Quinta das Virtudes, no qual descreve imensos pormenores históricos.

Os jardins desta casa, pela extensão, e por terem uma direção estratégica para o rio, bem como a casa e os jardins eram para serem visto do rio de quem chegava de barco. Foram os jardins mais caros da cidade do Porto.[3]

A Casa das Virtudes é, desde 1963, o edifício-sede da cooperativa de atividades artísticas Árvore.[4]

Referências

  1. «Monumentos». www.monumentos.gov.pt (em inglês). Consultado em 28 de março de 2024
  2. «A Casa da Quinta das Virtudes». 4 de março de 2013. Consultado em 28 de março de 2024
  3. Porto Ambiente. «Parque das Virtudes | Ambiente». ambiente.cm-porto.pt. Consultado em 28 de março de 2024
  4. «Quem Somos». Cooperativa Árvore. Consultado em 28 de março de 2024
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.