Casa dei Signori della Missione

Casa dei Signori della Missione ou Casa della Congregazione della Missione é um palácio localizado na esquina da Via della Missione com a Via deglio Uffici del Vigario, no rione Colonna de Roma[1].

Vista do Palazzo di Montecitorio. A Casa dei Signori é o edifício na extremidade esquerda, do outro lado da Via della Missione. Em primeiro plano, o Obelisco Montecitório.

História

A Congregação da Missão ("lazaristas"), fundada por São Vicente de Paula em 1625 em Paris, comprou, com a ajuda da duquesa de Aiguillon, Maria Maddalena de Vignerot, uma vasta área com jardim vizinha da "Cúria de Inocêncio" na qual foi construída a igreja da Santissima Trinità della Missione e a vizinha Casa dei Signori della Missione[2].

A ponte coberta ligando o Palazzo di Montecitorio e a Casa dei Signori sobre a Via della Missione. Em primeiro plano, o pequeno santuário mariano afixado na esquina do palácio de frente para a Piazza di Montecitorio.

A estrutura original do edifício remonta ao final do século XVI, quando pertencia ao cardeal Domenico Toschi. O edifício foi reformado por seus familiares em 1618 e depois vendido ao futuro cardeal Nicolò Guidi di Bagno em 1622, de quem a Congregação o adquiriu em 1659. A igreja foi reconstruída entre 1739 e 1743 com base num projeto de Bernardo della Torre e com financiamento do cardeal Giacomo Lanfredini. Em 1749, a casa anexa também foi reconstruída. O complexo foi expropriado entre 1876 e 1914, depois da unificação da Itália, e a igreja, ainda hoje conservada, foi desconsagrada. Atualmente, a Via della Missione é caracterizada por uma ponte coberta que liga a Casa dei Signori ao Palazzo di Montecitorio, construída quando os antigos edifícios da Congregação passaram a abrigar escritórios de grupos políticos parlamentares. O complexo, que fica de esquina para Piazza di Montecitorio, conta ainda com um pequeno santuário do século XVIII afixado na fachada no local[2].

Atualmente o palácio é um anexo da Câmara dos Deputados italiana, um complexo que inclui ainda a antiga igreja de San Gregorio Nazianzeno e o pátio anexo[3].

Descrição

A fachada na Via della Missione se apresenta em quatro pisos com nove janelas cada um, arquitravadas nos primeiros dois e emolduradas nos demais. No piso térreo se abrem dois portais, um no número 1, logo depois da rusticação na esquina, com tímpano quebrado, correspondente à entrada original do convento e o outro, no número 7, correspondente à entrada original do século XVI. Durante as escavações no jardim dos padres lazaristas, foi descoberta, em 1703, a "Coluna Antonina" e, mais tarde, em 1907, durante as obras de ampliação do Palazzo di Montecitorio, foram descobertos restos de um ustrino de Antonino Pio e de sua mulher, a imperatriz Faustina[2].

Referências

  1. «Casa della Congregazione della Missione» (em italiano). InfoRoma
  2. «Via della Missione» (em italiano). Roma Segreta
  3. «Piazza di Montecitorio» (em inglês). Rome Art Lover
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.