Palazzo Lorenzo Manilio

Palazzo Lorenzo Manilio ou Casa di Lorenzo Manilio é um palácio renascentista localizado na Via del Portico di Ottavia, no rione Sant'Angelo de Roma, no centro do antigo Gueto de Roma[1].

Vista da fachada atualmente (esquerda).
Mesma vista numa gravura de Giuseppe Vasi (1752). O palácio está à esquerda.

História

O palácio foi construído por um certo Lorenzo Manilio em 1468 para servir de residência para ele e sua família e foi adornado com uma elegante decoração clássica referente ao esplendor da Roma Antiga[2]. A casa é constituída de três edifícios diferentes reunidos por uma grande faixa inscrita na qual Manilio pediu que os construtores colocassem uma inscrição em mármore com letras maiúsculas com seguinte texto[2][3]:

URBE ROMA IN PRISTINAM FORMA(M R)ENASCENTE LAUR MANLIUS KARITATE ERGA PATRI(AM) (A)EDIS SUO NOMINE MANLIANAS PRO FORT(UN)AR(UM) MEDIOCRITATE AD FOR(UM) IUDEOR(UM) SIBI POSTERISQ(UE) SUIS A FUND(AMENTIS) P(OSUIT) AB URB(E) CON(DITA) MMCCXXI L AN(NO) M(ENSE) III D(IE) II P(OSUIT) XI CAL(ENDAS) AUG(USTAS)

"Enquanto Roma renasce com seu antigo esplendor, Lorenzo Manilio, em sinal de amor à sua cidade, construiu as fundações na piazza Giudea, na medida de suas modestas possibilidades, esta casa que, de seu sobrenome, recebeu o nome de Manliana, para si e para seus descendentes, no ano 2221 da fundação de Roma, aos 50 anos, 3 meses e 2 dias de idade; as obras começaram no décimo-primeiro dia depois das calendas de agosto."

A data de 2221 é calculada a partir da data da fundação de Roma (753 a.C.) e corresponde ao ano de 1468[2]. A inscrição é interessante por diversos motivos: o uso da palavra "renascente" para indicar o retorno de Roma ao seu esplendor original, a maestria na reprodução de antigas inscrições romanas (proporções, abreviações, utilização do V ao invés do U) e a omissão de qualquer referência ao cristianismo, incluindo a ausência de menção ao papa reinante e ao calendário cristão[3].

Descrição

Detalhe da inscrição.

Lorenzo Manilio decorou sua casa com fragmentos de antigos relevos e seu palácio pode ser considerado um dos primeiros exemplos desta moda, conhecida como all'antico, que caracterizou muitos edifícios renascentistas de Roma (como a Villa Medici, por exemplo)[3]. Nas arquitraves dos portais se lê o nome do fundador repetido quatro vezes, três em latim e uma em grego, enquanto que nas janelas se lê o motto "Have Roma" ("have" era uma das formas de se escrever "ave"). Além disto, a fundação do edifício está repleto de descobertas arqueológicas: uma lápide funerária proveniente da Via Ápia, o fragmento de um sarcófago romano na porta central e uma lápide grega[2].

Referências

  1. «Palazzo Lorenzo Manilio» (em italiano). InfoRoma
  2. «Casa di Lorenzo Manilio» (em italiano). Roma Segreta
  3. «Piazza Giudia» (em inglês). Rome Art Lover
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.