Casa di Prospero Mochi

Casa di Prospero Mochi, conhecida também como Palazzetto Mochi, é um palacete renascentista localizado no número 148 da Via dei Coronari e com fundo para a Via de Vecchiarelli, no rione Ponte de Roma[1].

Portal principal com a inscrição "TUA PUTA QUE TUTE FACIS" ("Considera teu o que tu fazes").

História

O edifício foi construído em 1516 pelo florentino Pietro di Giacomo Rosselli, um ajudante de Antonio da Sangallo, o Jovem, para Prospero Mochi, um abreviador apostólico e comissário geral das fortificações de Roma e do Borgo na época do papa Paulo III[2].

Descrição

A fachada se apresenta em três pisos com janelas decoradas com motivos heráldicos do brasão e do lema dos Mochi. No portal está a inscrição "TUA PUTA QUE TUTE FACIS" ("Considera teu o que tu fazes"); nas janelas do piso nobre está o nome do proprietário, "P.DE MOCHIS ABBR. A." ("Prospero Mochi, abreviador apostólico); nas janelas do segundo piso, "NON OMNIA POSSUMUS OMNES" ("Ninguém pode fazer tudo") e "PROMISSIS MANE" ("Mantenha suas promessas"). Um beiral com mísulas coroa o conjunto[2].

No geral, a decoração é similar à da Casa di Teodoro Amayden, na Via di Monte Giordano[3].

Referências

  1. «Palazzetto Mochi» (em italiano). InfoRoma
  2. «Via dei Coronari» (em italiano). Roma Segreta
  3. «S. Simeone Profeta» (em inglês). Rome Art Lover
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.