Casa medieval no Vicolo dell'Atleta

Casa medieval no Vicolo dell'Atleta, onde ficava a antiga Sinagoga de Nathan ben Jechiel, é uma residência medieval localizada na Via dell'Atleta, no rione Trastevere de Roma[1].

Vista da casa medieval.

História

Detalhe da coluna com a inscrição hebraica.

O Vicolo dell'Atleta liga a Via dei Salumi com a Via dei Genovesi e seu nome é uma referência à descoberta, em 1873, da estátua de um atleta conhecida como "Apoxyomenos", atualmente no Museu Pio-Clementino do Vaticano. Ela se chamava até então Vicolo delle Palme, uma referência às palmeiras que decoravam a via, símbolos da Judeia e que provavelmente ficavam em frente à antiga sinagoga que existia no local. Foi de fato nesta rua que se estabeleceu, ainda no tempo da República Romana, o primeiro núcleo da comunidade judaica de Roma, muito antes do assentamento no rione Sant'Angelo, que ocorreu durante a Idade Média[2]. Durante a Idade Média, esta vizinhança de Roma era conhecida como Ripa Romea, que significa "Margem dos Romeiros", uma referência à margem do Tibre e aos peregrinos que frequentavam o local. O antigo porto fluvial de Roma ficava perto do monte Testaccio, na margem oposta do rio, um local que, para a reduzida população da Roma medieval, era muito distante. Por conta disto, no século XI, os navios vindos do mar começavam a desembarcar suas mercadorias na margem direita (ou seja, no Trastevere), perto da Ilha Tiberina. A Ripa era habitada principalmente por marinheiros, peregrinos, comerciantes e pelos judeus romanos, cuja sinagoga ficava numa viela no local. No século XV, um porto mais adequado ao tamanho da cidade começou a ser construído na Ripa Grande, mais abaixo no rio, mas ainda na margem direita[3]. Ao lado da placa

A sinagoga foi fundada pelo lexicógrafo Nathan ben Jechiel (1035-1106) e presume-se que ela ficava onde atualmente está uma bela casa medieval que ostenta uma lógia com arcos assentados sobre colunas antigas e uma cornija em arcos sobre pequenas mísulas em pedra. A coluna central da arcada aparentemente confirma esta hipótese, pois ainda hoje se pode ler uma inscrição gravada nela em caracteres hebraicos. A sinagoga propriamente dita foi destruída depois de um grave incêndio em 28 de agosto de 1268[2].

Referências

  1. «Sinagoga di Nathan ben Jechiel» (em italiano). InfoRoma
  2. «Vicolo dell'Atleta» (em italiano). Roma Segreta
  3. «Isola Tiberina verso Occidente» (em inglês). Rome Art Lover
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.