Casbá dos Udaias

A Casbá dos Udaias, por vezes referida como Kasbah dos Oudaias, é uma fortaleza (casbá) medieval localizada em Rebate, no litoral atlântico do norte de Marrocos.

Kasbah dos Oudaias
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Patrimônio cultural marroquino (d)
Localização
Localização
Coordenadas

História

Ver também : República de Salé

Constituiu-se primitivamente numa pequena fortificação muçulmana, erguida a partir de 1150 pelo califa almóada Abde Almumine como defesa contra as tribos Berguata.

Sob o Califado Almóada, transformou-se num arrábita dominando a foz do rio Bu Regregue, que eles denominaram Media.

Após o domínio almóada a fortificação entrou em decadência, até à chegada de populações mouriscas da Andaluzia, quando conheceu um renascimento. Estes dedicaram-se à prática do corso a partir de Rebate, então, como agora, capital do Marrocos. Neste período, os muros da casbá foram restaurados e reforçados.

A dinastia alauita a seu tempo, comprometeu-se com o desenvolvimento do local entre 1757 e 1789, e novamente entre 1790 e 1792.

Toda a turbulenta história da região é evidente através dos monumentos que compõem a Casbá dos Udaias desde o recinto almóada e sua famosa porta monumental ("Bab el Kebir"), um dos expoentes da arquitectura almóada, a mesquita conhecida como "Jamaa el Atiq", o recinto Alauita e o palácio a Oeste e a estrutura militar "borj Sqala".

A casbá vista de oriente, com a foz do Bu Regregue em primeiro plano


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.