Castelo de Blarney

O Castelo de Blarney é uma fortificação medieval localizada em Blarney, a oito quilômetros da cidade de Cork, no condado de mesmo nome, na República da Irlanda.

Castelo de Blarney
Apresentação
Tipo
Fundação
Website
(en + fr + de) www.blarneycastle.ie
Localização
Localização
Blarney (en)
 Irlanda
Coordenadas

História

Antecedentes

Próximo ao rio Martin, este castelo medieval é anterior a 1200, tendo sido arrasado em 1446.

A atual estrutura

Após a sua destruição, foi subsequentemente reconstruído por Dermot McCarthy, rei de Munster.[1]

Atualmente em ruínas, restaram-nos algumas salas e muralhas. Nos jardins do castelo podem ser encontradas árvores e pedras muito antigas, cuja lenda local remonta a origem druídica.

Pedra da Eloquência

O monumento é famoso por uma pedra que, conforme a tradição local assegura, confere o dom da eloquência a todo aquele que a beija. Sua lenda é, que um homem encontrou uma donzela nas águas perto do castelo pois ela disse ao homem que se beijasse a pedra teria o dom da Eloquência, pois diz a lenda que teria sido uma bruxa se passando por uma mulher comum. É conhecida como Pedra da Eloquência ou Pedra de Blarney.[2]

O termo "blarney" (lisonja, adulação) foi introduzida na língua inglesa pela rainha Elizabeth I da Inglaterra, significando uma conversa camponesa, entendida como ilusória, enganadora, sem ser ofensiva.

A pedra em questão encontra-se no topo da parede fronteira sob uma ameia e, para beijá-la, o visitante tem que inclinar-se para trás, segurando-se em um corrimão de aço, a partir do adarve.

Ver também


Referências

  1. «More about Blarney Stone | Family-Friendly». Blarney Castle (em inglês). Consultado em 23 de outubro de 2023
  2. «Blarney Stone». Blarney Castle (em inglês). Consultado em 23 de outubro de 2023

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.