Castelo de Alter Pedroso

O Castelo de Alter Pedroso, também referido como Fortificações de Alter Pedroso, localiza-se no Alentejo, na localidade de Alter Pedroso, na freguesia de Alter do Chão, na vila e no município homónimos, distrito de Portalegre, em Portugal.[1]

Castelo de Alter Pedroso
Castelo de Alter Pedroso, Portugal
ConstruçãoAfonso III de Portugal (Século XIII)
Estilo
Conservaçãoem ruínas
Homologação
(IGESPAR)
IIP
Aberto ao público

Constituiu um importante elo com outros castelos da linha defensiva alentejana, entre eles o Castelo de Alter do Chão.

Da primitiva estrutura só resta um portal no estilo gótico, partes de muralha em ruínas e a porta da Capela de São Bento no interior. Estes vestígios foram classificados como Imóvel de Interesse Público por Decreto publicado em 29 de Setembro de 1977.[1]

História

A sua construção remonta ao século XIII, tendo sido doado por Afonso III de Portugal (1248-1279) aos cavaleiros da Ordem de Avis.

Foi reconstruído por Dinis I de Portugal (1279-1325).

À época da Guerra da Restauração da independência portuguesa foi surpreendido, em 1662, pelas forças espanholas sob o comando de D. João de Áustria. Praticamente desguarnecido, caiu, e foi destruído, transformando-se em ruínas.

Características

Apresenta planta no formato de um polígono pentagonal.

Ver também

Referências

Ligações externas




This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.