Castelo de Jimena

O Castelo de Jimena localiza-se no município de Jimena de la Frontera, província de Cádiz, na comunidade autónoma de Andaluzia, na Espanha.

Castelo de Jimena
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas

História

Remonta a uma fortificação muçulmana erguida no século VIII, acredita-se que sobre os restos da antiga cidade de Oba, local que se revestia de importância estratégica à época, não apenas por sua fácil defesa, mas sobretudo por sua posição fronteiriça.

O castelo foi conquistado pelos Jerezanos em 1430, reconquistado pelos granadinos em 1451 e definitivamente integrado à Coroa Espanhola em 1456.

Foram-lhe procedidas ampliação e reparos no século XV.

Encontra-se classificado como Bem de Interesse Cultural, na categoria de Monumento, desde 1931. Actualmente constitui-se no "ex libris" da cidade.

Características

O conjunto apresenta planta irregular orgânica, alargada. As muralhas são amparadas por torres, entre as quais destaca-se o conjunto da chamada "Torre do Relógio" (uma torre albarrã), e as cisternas de diversas épocas construtivas.

No conjunto destaca-se o antigo Alcázar, muito alterado após a reconquista cristã, dominado pela Torre de Menagem de planta circular, que se eleva a 13 metros de altura e, em cujo interior se oculta uma outra mais antiga, de planta poligonal.

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.