Castelo de Peralada

Castelo de Peralada (em catalão: Castell de Peralada, IPA: /kəsˈteʎ də pəɾəˈɫaðə/) é um castelo na cidade de Peralada, na província da Catalunha,

Castelo de Peralada
Apresentação
Tipo
Estilos
Período de construção
século XV
Extensão
século XVII
Estatuto patrimonial
Bem de Interesse Cultural da Catalunha (d) ()
Bem de Interesse Cultural ()
Localização
Localização
Altitude
100 m
Coordenadas

Espanha.

História

Um primeiro castelo foi a sede da dinastia medieval dos viscondes de Peralada, iniciada por Berenguer, filho de Pôncio I, Conde de Ampúrias. Durante a invasão francesa do Empordà, no curso da cruzada contra a Catalunha liderada por Filipe III da França, o castelo e os edifícios próximos foram incendiados e destruídos (1285). Os vestígios desta estrutura original estão na parte superior da cidade.

Castelo De Peralada à noite.

Um novo castelo foi construído em meados do século 13 fora da linha das novas muralhas. O atual edifício recebeu uma nova fachada renascentista, enquanto o edifício foi ampliado no século XIX.[1]

O palácio foi adquirido em 1923 por Damià Mateu y Bisa, fundador da Hispano-Suiza, que reuniu uma notável coleção de arte (vidro, cerâmica, pinturas, livros, manuscritos) e patrocinada a edição de livros escolares "Biblioteca de Peralada." Hoje, a propriedade ainda é propriedade da família Mateu e não esta aberta ao público. No entanto, em uma parte do castelo é o casino, e os jardins estão abertos em Julho e Agosto, por ocasião do Festival Internacional de Música de Peralada.

Referências

  1. «Página de error». www.mcu.es (em espanhol). 4 de janeiro de 2012. Consultado em 14 de fevereiro de 2017
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.