Castro de Alvarelhos


O Castro de Alvarelhos localiza-se próximo de Alvarelhos, na atual freguesia portuguesa de Alvarelhos e Guidões, Município de Trofa, na serra de Santa Eufémia, Distrito do Porto.[1]

Castro de Alvarelhos
Castro de Alvarelhos
Localização atual
Coordenadas 41° 18' 3.35" N 8° 37' 5.74" O
País Portugal Portugal

Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.[2]

História

O Castro de Alvarelhos é um sítio arqueológico que teve várias épocas de ocupação, dos finais da Idade do Bronze à Idade Média, e delas guarda vestígios materiais e arquitectónicos. A sua localização na encosta voltada ao fértil vale aluvionar é sugestiva do carácter agro-pastoril das comunidades que o habitaram ao longo dos tempos. A ocupação deste local durante a Idade do Bronze está documentada por cerâmicas polidas e carenadas, machados em pedra polida e laminas em sílex, sendo por ora desconhecidos vestígios de construções coevos. Durante a Idade do Ferro aparece-nos designado como “castellvm madiae” -o castro dos madequisenses- povo indígena que aqui habitou documentadamente a partir do século II antes de Cristo. A proximidade da via romana, troço Cale-Bracara, documentada por um miliário encontrado na área do povoado, reforça a importância geo-estratégica deste núcleo urbano. Este longo percurso sob o domínio romano durou até aos finais do império, e foi o mais marcante para a configuração deste sítio arqueológico. A partir de meados do século V d.C. e talvez na sequência de um amplo incêndio, a população debandou, ou circunscreveu-se a espaços ainda não detectados pela Arqueologia, pelo que este núcleo urbano, enquanto tal, é definitivamente abandonado. As fases de ocupação seguintes são pontuais, reportando-se a uma pequena fortificação no Monte de S. Marçal, entre os séculos IX e XII, e uma igreja com cemitério, datável entre meados dos séculos XII e XVI.

Castro de Alvarelhos - Campanha arqueológica

Visitas

O Castro possui um percurso interpretativo que complementa visitas autónomas. Marcação de visitas guiadas: 252400090 | patrimoniocultural@mun-trofa.pt

Bibliografia

  • MOREIRA,Álvaro de Brito, "Castellum Madiae. Formação e desenvolvimento de um “aglomerado urbano secundário” no ordenamento do povoamento romano entre Leça e Ave". Tesis doctoral dirigida pelo Professor Doutor Caamaño Gesto. Universidade de Santiago de compostela. Faculdade de Geografia e História. Departamento de História I. Santiago de Compostela 2009.
  • SILVA, Armando Coelho Ferreira da, "A Cultura Castreja no Noroeste de Portugal"", Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins, Paços de Ferreira, 1986.

Textos de apoio

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.