Castro de Chibanes

O Castro de Chibanes, ou Povoado de Chibanes, consiste numa fortificação pré e proto-histórica localizada na freguesia e no município de Palmela, no Distrito de Setúbal, em Portugal.[1]

Castro de Chibanes
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Sítio de Interesse Público (d) ()
Localização
Localização
Coordenadas

O Castro de Chibanes teve as seguintes fases de ocupação:

  • Calcolítico (Idade do Cobre) inicial e pleno, III º milénio a.C.;
  • Calcolítico final / Bronze antigo (Horizonte Campaniforme), 1ª metade do IIº milénio a.C.;
  • Período de abandono durante cerca de 1.700 anos;
  • Período romano-repúblicano (século II-I a.C.);
  • Época romana imperial.

O estudo deste povoado permite compreender melhor as relações comerciais e consequentes alterações sociais ao longo de vários milénios no território hoje português com o norte da Europa e o mediterrâneo.

Imóvel de Interesse Público

Esta jazida pré e proto-histórica está classificada como Sítio de Interesse Público desde 2011[1][2], tendo em 2004 sido apresentado à Assembleia da República Portuguesa um requerimento acusando o estado de abandono desse arqueosítio.[3]

Localização

Localizado estratégicamente no cume da Serra do Louro, incluído no Parque Natural da Arrábida, num ponto de onde é possível avistar a norte o estuário do Tejo e a sul o estuário do Sado. Estudos arqueológicos permitiram relacionar as grutas artificiais existentes na proximidade (conhecidas como Grutas da Quinta do Anjo) com o povoado utilizado para enterrar os seus mortos.

Dada a beleza da paisagem e o interesse quer turístico quer cultural existe um percurso pedestre sinalizado de pequena rota com cerca de dez quilómetros onde se inclui, além desse povoado de cumeada e da referida necrópole, uma povoação utilizada durante a ocupação árabe também conhecida como alcaria islâmica e quatro moinhos de Palmela.

Referências

  1. Ficha na base de dados SIPA
  2. IGESPAR. «Castro de Chibanes (Pesquisa de Património)»
  3. Maria Santos (Grupo Parlamentar do Partido Socialista) (14 de Abril de 2004). «Requerimento N.º /IX»

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.