Catedral Metropolitana de Atenas

A Catedral da Anunciação, da Igreja Ortodoxa, é a Catedral Metropolitana de Atenas, na Grécia, também conhecida popularmente como Mitrópoli de Atenas. Localiza-se na Praça Mitropóleos, no bairro de Plaka.

Catedral Metropolitana de Atenas
História
Arquitetos
Theophilus Hansen
Dimitrios Zezos (d)
Arquitetura
Estilo
Material
Estatuto patrimonial
protected building in Greece (d)
Administração
Website
Localização
Localização
Município de Atenas (en)
 Grécia
Coordenadas

Sua construção iniciou no natal de 1842, com a pedra fundamental lançada pelo rei Oto I e sua consorte Amália. O material para a construção veio da demolição de 72 outras igrejas, e as obras se prolongaram por vinte anos. Foi consagrada no dia 21 de maio de 1862, e dedicada à Anunciação.

A planta possui três naves, separadas por colunatas duplas sob arcos, e coroadas por uma cúpula. No interior há dois túmulos de santos mártires da Igreja Ortodoxa Grega, mortos pelos turcos durante a ocupação: Santa Filoteia e o Patriarca de Constantinopla São Gregório V. A decoração interna é rica em ícones, com destaque para a bela iconóstase. A Catedral está em reparos desde o terremoto de 1999.

Referências

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.