Catedral de São João (’s-Hertogenbosch)

A Catedral de São João (nome completo: Catedral Basílica de São João Evangelista) é uma catedral católica em estilo gótico, na área central de 's-Hertogenbosch, capital da província neerlandesa de Brabante do Norte. É considerada o ponto alto do gótico da região de Brabante, nos Países Baixos. A catedral impressiona por sua enorme dimensão e ricas esculturas. Única nos Países Baixos com seus arcobotantes duplos e única no mundo a ter sobre eles 96 figuras esculpidas inspiradas nas obras do pintor flamengo dos séculos XV e XVI, Jeroen Bosch. A atual catedral foi originalmente uma igreja paroquial, em 1366 tornou-se capitular e em 1559 foi elevada a condição de catedral da nova Diocese de 's-Hertogenbosch. A catedral recebeu em 22 de junho de 1929 o título de Basílica menor. A igreja é o monumento mais conhecido dos Patrimônios da Humanidade dos Países Baixos.

Catedral de São João
Sint-Janskathedraal
Catedral de São João (’s-Hertogenbosch)
Face sul da Catedral de São João
Estilo dominante Gótico
Arquiteto Willem van Kessel
Construção 1380-1525
Capacidade
  • 1 500
Website
Geografia
País Países Baixos
Coordenadas 51° 41' 17" N 5° 18' 30" E
Estátuas sobre os arcobotantes da catedral.

História

A primeira construção, no local onde atualmente está localizada a catedral de São João, foi a de uma igreja românica. Estima-se que sua construção iniciou-se em 1220 e foi concluída em 1340. Por volta de 1340, a construção da igreja começou a ser ampliada, e a partir de 1380, o arquiteto Willem van Kessel deu início ao seu atual estilo gótico.

O transepto e o coro foram concluídos em 1450. Em 1505, a igreja românica foi demolida, restando apenas a sua torre. A construção da catedral em estilo gótico terminou por volta de 1525.

No ano 1584, um incêndio destruiu o teto de madeira do cruzeiro, mais majestoso do que o atual. Logo, toda a torre estava em chamas, e ela desabou sobre a catedral, trazendo com ela grande parte do telhado até o ponto em que o órgão estava localizado. Em 1830, outro incêndio danificou a torre ocidental, que foi reparada em 1842.

Debaixo da torre do relógio existe um carrilhão. O mecanismo do relógio está localizado na parte superior da torre românica.

Restaurações

Trabalho de restauração das falsas gárgulas.

A primeira restauração da catedral durou de 1859 a 1946. Uma segunda tentativa de restauração foi executada de 1961 a 1985. A terceira e a mais recente restauração foi iniciada em 1998, e ainda está em andamento. Grande parte do edifício, mais uma vez, está coberta por andaimes erguidos para a restauração dos trabalhos em pedra do seu exterior, mas também, ironicamente, para corrigir erros cometidos pelas tentativas anteriores de restauração.


Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.