Cavalo Konik

O konik (em polonês/polaco: konik polski ou konik biłgorajski), também conhecido como cavalo primitivo polonês, é uma raça de cavalo originaria da Polônia. Seu nome em polaco significa literalmente "cavalinho", e faz referência ao seu pequeno tamanho. 

Seu corpo é robusto, as patas curtas e a cabeça grande. As crinas e cauda são longas e escuras, enquanto a pelagem do resto do corpo é curta e de um lobuno acinzentado ou levemente amarelado (salvo pelas pontas das patas, também escuras).[1] Alguns animais mostram vestígios da "linha mular" de pêlo escuro que percorre o lombo de cavalos selvagens como o de Przewalski e o extinto tarpã das estepas européias, e inclusive desenvolvem uma pelagem mais pálida e lanosa no inverno, igual àqueles,[2] e por esse motivo diz-se que o konik guarda diversas marcações primitivas. Esse acúmulo de características primitivas no konik se deve à sua peculiar origem, que faz dele o cavalo doméstico mais geneticamente próximo do tarpã. Originou-se no século XIX na Polónia, a partir do cruzamento de cavalos domésticos com éguas selvagens capturadas, com o objetivo de criar cavalos de tração.[1]
Manada de koniks assilvestrados, em Oostvaardersplassen, Países Baixos.

O konik é um cavalo bastante longevo, frugal e resistente, o que lhe faz dele um animal bastante eficaz em diversos trabalhos agrícolas. Não obstante, seu principal interesse continua residindo em sua proximidade com o tarpã. Durante o século XX, a raça tem sido objeto de diversos métodos de criação que procuraram potencializar as características de seu antepassado extinto, e obter assim uma "reprodução" dele que pudesse ser liberta áreas protegidas e cobrisse o nicho ecológico que a extinção do tarpã deixou em aberto. Atualmente existem manadas de koniks melhorados que vivem em liberdade em algumas zonas da Polónia, Lituânia, Holanda e Inglaterra, e por esse motivo a raça é considerada semi-assilvestrada. O Cavalo de Heck, obtidos do cruzamento de koniks com pôneis da Escócia e da Islândia, pode ser encontrado em algumas zonas da Alemanha.

Características

A raça tem uma construção forte e atarracadao, cabeça pequena com um perfil reto, e um pescoço de inserção baixa fora do peito. O Konik tem um peito profundo, crina espessa, e frequentemente a pelagem é de um ruão azulado, muitas vezes coloquialmente chamado de "rato-cinzenta". O Konik é curto em altura, que costuma girar em torno de 130 a 140 cm,[3] e seu peso vai de 350 a 400 kg.

Referências

  1. Tadeusz Jezierski, Zbigniew Jaworski: Das Polnische Konik. Die Neue Brehm-Bücherei Bd. 658, Westarp Wissenschaften, Hohenwarsleben 2008, ISBN 3-89432-913-0
  2. Volf, J. (1979). «Tarpanoidni kun ("konik") a jeho chov v Popielne (Polsko)"/ "The tarpanoid horse ("konik") and its breeding in Popielno (Poland)». Gazella. 2: 67–73
  3. Stud-book of Origin of Konik polski breed. Polski Związek Hodowców Koni (Polish Horse Breeders Association). Accessed December 2013.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.