Caverna de Las Chimeneas

A Caverna de Las Chimeneas é um sítio arqueológico enquadrado dentro do complexo Cavernas do Monte Castillo, situada em Puente Viesgo (Cantábria, Espanha). É incluída na lista do Patrimônio da Humanidade da UNESCO desde Julho de 2008, dentro do sítio "Caverna de Altamira e arte rupestre paleolítica do Norte da Espanha" (em inglês, Cave of Altamira and Paleolithic Cave Art of Northern Spain).

Caverna de Altamira e arte rupestre paleolítica do Norte de Espanha 

Cervo pintado na caverna de Las Chimeneas.

Critérios N (i) (iii)
Referência 310 en fr es
Países Espanha
Histórico de inscrição
Inscrição 1985

Nome usado na lista do Património Mundial

É uma cavidade com dois andares, comunicados pela formação de chaminés cársticas, que dão nome à caverna. O interesse arqueológico encontra-se no andar inferior, já que a parte superior da caverna é simplesmente um labirinto estéril.

Foi descoberta em 1953 pela mesma equipa de caminheiros da Deputação Regional que descobre a Caverna de Las Monedas, sendo três anos depois que Joaquín González Echegaray publicou um estudo no qual relatava a aparição de restos de sílex, inumações de Pré-História recente e diferentes gravuras na caverna.

Tudo o conjunto enquadrar-se-ia dentro do "estilo III" de Leroi-Gourhan, ou seja, da época do Solutreano. Contudo, as datações realizadas em Carbono 14 indicam que os restos são Magdalenianos.

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.