Celeiro de São Francisco

O Celeiro de São Francisco, também referido como Celeiro do Convento de São Francisco ou Torre da Horta dos Cães, é um edifício histórico na cidade de Faro.[1]

Celeiro na cerca do Convento de São Francisco
Apresentação
Tipo
Parte de
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas

De planta octogonal, ostenta nas paredes exteriores duas curiosas decorações, em massa, representando Hércules e o Gigante Adamastor.

O edifício foi mandado executar, em meados do século XVIII pelo Desembargador Veríssimo de Mendonça Manuel ao mesmo tempo que o da Casa das Figuras, partilhando com este a semelhança das referidas decorações exteriores.

Figura no exterior do Celeiro de S. Francisco

A tradição atribui ao edifício da Horta dos Cães a função de celeiro, mas a verdade é que actualmente considera-se que o torreão octogonal foi construído para servir como uma espécie de casa de fresco. A torre lembra a Torre dos Ventos em Atenas.

Está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 29 de Setembro de 1977.[1]

História recente

Em Março de 2018 o telhado do edifício desabou. Os proprietários foram notificados para que o recuperassem, mas como não tem utilidade doaram-no ao município.

Em 2020 começou a ser recuperado, e após a obra irá constituir um equipamento cultural com atividades pontuais que deverá ser dinamizado pelo tecido associativo da cidade.

Em 7 setembro de 2021 foi cedida à FARO 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro. Logo que as obras esteja concluídas, a FARO 1540 pretende instalar no local um projeto de cariz cultural designado de Torre de São Francisco: Território e Memória, um espaço de reflexão, interpretação, organização, exposição e divulgação do património histórico material e imaterial da cidade de Faro, desenvolvido em estreita articulação com a comunidade farense e para a comunidade farense, ao nível da colaboração e co-criação, envolvendo tanto a academia, como associações e ONGs, arquivos, bibliotecas, museus e redes informais de cidadãos.[2]

Fonte

Lameira, Francisco I. C. Faro Edificações Notáveis. Edição da Câmara Municipal de Faro, 1995.

Referências

Ligação exterior

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.