Celso Lungaretti

Celso Lungaretti (São Paulo, 6 de outubro de 1950) é um jornalista e ativista brasileiro que participou da resistência à ditadura militar na década de 1960 e 1970.

 Nota: "André Mauro" redireciona para este artigo. Para o ator brasileiro, veja André Di Mauro.
Celso Lungaretti
Celso Lungaretti
Nome completo Celso Lungaretti
Nascimento 6 de outubro de 1950 (73 anos)
São Paulo, SP
 Brasil
Nacionalidade Brasil brasileiro
Ocupação Jornalista e escritor
Atividade 1972 - presente
Trabalhos notáveis Revistas, jornais,
Agência Estado
(assessorias de imprensa)
Site oficial

Biografia

Neto de imigrantes italianos, formou-se em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Participou da resistência à ditadura militar, como ativista do movimento secundarista (1967/68) e militante da Vanguarda Popular Revolucionária (1969/70).

Preso em abril de 1970, foi acusado como delator da área de treinamento da VPR em Registro/SP porque sua organização preferiu preservar os dirigentes do Comando Nacional que a revelaram sob torturas, culpando ele e outro militante secundarista nos documentos e versões oficiais. Após grandes coações psicológicas e torturas físicas, foi obrigado a escrever manifestos e dar entrevistas renegando seu passado revolucionário e criticando a esquerda armada ainda em 1970.[1]

Conseguiu restabelecer a verdade dos fatos no final de 2004, a partir de um relatório secreto militar que veio a público e da intervenção em seu favor do historiador Jacob Gorender, que o inocentou dessa acusação em carta publicada na Folha de S. Paulo.

Em 2005, Celso lançou o livro Náufrago da Utopia: Vencer ou morrer na guerrilha aos 18 anos.[2]

Desde então atua como blogueiro, defendendo os ideais revolucionários, os direitos humanos e o exercício do pensamento crítico, assumindo causas como a do escritor italiano Cesare Battisti (como porta-voz do Comitê de Solidariedade).

Recentemente (2011), Celso Lungaretti foi inocentado pela justiça em São Paulo em processo movido contra ele pelo jornalista Boris Casoy.[3]

Livros

  • 2005: Náufrago da Utopia - Viver ou morrer na guerrilha aos 18 anos

Referências

  1. Revista Veja. Edição nº 97. 15.03.1970. pp. 16-21.
  2. «ISTOÉ Independente - Cultura: Luz nas trevas». istoe.com.br. Consultado em 16 de novembro de 2011
  3. Celso Lungaretti derrota Casoy na Justiça

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.