Centro-reformista

Centro-reformista é o nome utilizado pelo Partido Popular espanhol para definir-se ideologicamente desde a segunda metade da década de 1990, com a intenção de abarcar todas as ideologías que afirma compreender no seu seio: direita, conservadorismo, democracia cristã, e liberalismo.

Segundo o artigo 2 (Ideologia), dos estatutos do Partido Popular:

O Partido Popular define-se como uma formação política de centro reformista ao serviço dos interesses gerais de Espanha, que tem a pessoa como eixo de sua acção política e o progresso social como um de seus objectivos. Com clara vocação europeia e Inspirado nos valores da liberdade, a democracia, a tolerância e o humanismo cristão de tradição ocidental, defende a dignidade do ser humano e os direitos e liberdades que lhes são inerentes; propugna a democracia e o Estado de Direito como base da convivência pluralista em liberdade; promove, dentro de uma economia de mercado, a solidariedade territorial, a modernização e a coesão social assim como a igualdade de oportunidades e o protagonismo da sociedade através da participação dos cidadãos na vida política; advoga por uma comunidade internacional fundamentada na paz e no universal respeito dos direitos humanos.[1]

O termo é usado também por outros partidos no mundo,[2][3][4][5][6] e mesmo retroactivamente,[7] variando o significado.

Referências

  1. Estatutos del XVI Congreso (Estatutos do XVI Congresso) (Espanhol), página 5
  2. Peace, justice and politics, The Sydney Morning Herald (3 de Novembro de 2003)
  3. FE Editorial: State it like it is, The Financial Express, Sábado, 18 de Abril 18 03:10 de la manhã
  4. PD: ANGIUS, RICOSTRUIRE CENTROSINISTRA RIFORMISTA, site del partido Italiano Democrazia e Socialismo
  5. Israel's political map is redrawn, Eric Silver, 25 - 11 - 2005, openDemocracy
  6. Copei cumple 61 años con logo, nombre y colores nuevos, Venezuela Real, 13 de Janeiro, 2007, 10:19
  7. Social inequality and class radicalism in France and Britain, Duncan Gallie, Part three Elements of Historical Reconstruction, 12 War and the crisis of legitimacy
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.