Centro de Artes Contemporâneas

O Centro de Artes Contemporâneas (em inglês: Contemporary Arts Center, CAC) é um museu de arte contemporânea em Cincinnati, Ohio e uma das primeiras instituições de arte contemporânea nos Estados Unidos.[1] O CAC é um museu não colecionador que se concentra em novos desenvolvimentos em pintura, escultura, fotografia, arquitetura, arte performática e novas mídias. Focando em programação que reflete "a arte dos últimos cinco minutos",[2] o CAC exibiu as obras de muitos artistas agora famosos no início de suas carreiras, incluindo Andy Warhol. Em 2003, o CAC mudou-se para um novo edifício projetado por Zaha Hadid.

Edíficio do Centro de Artes Contemporâneas

História

O CAC foi fundado como a Sociedade de Arte Moderna em 1939 por Betty Pollak Rauh, Peggy Frank Crawford e Rita Rentschler Cushman. Essas três mulheres conseguiram arrecadar dinheiro suficiente por meio de doações para exibir arte moderna no Museu de Arte de Cincinnati [en]. Em 1954, a Sociedade de Arte Moderna adotou seu nome atual, o Centro de Artes Contemporâneas. A mudança de nome coincidiu com a criação de duas galerias permanentes que foram remodeladas a partir de parte do nível inferior do museu.[carece de fontes?]

A construção do Emery Wing no Museu de Arte de Cincinnati substituiu o espaço original do CAC. Como resultado da necessidade de expansão do museu, o CAC mudou-se em 1962 e ocupou temporariamente vários locais no Museu Taft de Arte, espaço na rua principal, Nº 608 e na Torre Carew [en]. Em 1964, o CAC mudou-se para o quarto andar do edifício Women’s Exchange, localizado na rua Quarta Oeste, Nº 113. O museu permaneceu neste local por seis anos.

Depois de dois anos na rua Quarta Oeste, o CAC anunciou que tinha planos de se mudar para o Mercantile Center na rua Quinta, que foi inaugurado em 1970. O novo prédio custou quatrocentos mil dólares e foi projetado por Harry Weese. O espaço do CAC cobria cerca de doze mil pés quadrados (mil e cem metros quadrados) e tinha vista para o novo terminal de ônibus no centro de Cincinnati. Apesar de enfrentar dificuldades financeiras iniciais em 1971, o CAC conseguiu realizar mais de quatrocentas exposições durante sua estadia de trinta anos no Government Square. Em 1982, um contrato permanente para o local foi obtido por meio de um título emitido pela cidade.[carece de fontes?]

Referências

  1. «Contemporary Arts Center - página 1 (de três páginas)». homepages.bluffton.edu. Consultado em 24 de abril de 2023
  2. Ohio Traveler Cincinnati Contemporary Arts Museum Center
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.