Centro geográfico da Ásia

Teoricamente, o centro geográfico da Ásia (em russo: Центр Азии; em tuvano: Азияның Төвү; ) pode ser determinado utilizando-se de diversos critérios. De acordo com um critério de igual distância aos pontos continentais extremos da Ásia o ponto é um, se se incluírem ilhas será outro, e as próprias fronteiras da Ásia não são claras. além disso, a projeção cartográfica utilizada tem influência no cálculo. Assim há vários locais que reclamam para si serem o "centro geográfico" do continente.

Centro geográfico da Ásia, Kyzyl, Rússia

A primeira declaração oficial de um ponto como "Centro da Ásia" data da década de 1890 e foi feita por um viajante britânico: seria perto da casa senhorial da propriedade de Safyanov em Saldam (hoje na República de Tuva, na Rússia) em 🌍. Há um monumento no jardim a invocar essa pretensão.[1][2][3]

Medições mais recentes

Centro geográfico da Ásia (Ásia)
Saldam
Kyzyl
Yungfen
O mapa mostra três locais que reclamam serem o "Centro da Ásia"

China

"Centro geográfico do continente asiático" () é o nome de um monumento que indica o suposto centro geográfico e situado a cerca de 20 km a sudoeste de Ürümqi, na província de Xinjiang, na República Popular da China.

A medição foi feita em 1992 e baseada em cálculos dos centros de 49 países da Ásia, incluindo os estados insulares de Chipre e Japão. e contando a Palestina e Siquim separadamente), o que originou as coordenadas 🌍.

Antes da construção do monumento, o local tinha um tronco de madeira que indicava "Centro Geográfico da Ásia" (亚洲地理中心). A aldeia que existia no local foi relocalizada e agora chama-se "Coração da Ásia" (亚心).

Há uma torre "Centro da Ásia" que representa os 48 países da Ásia.[4] O monumento foi concluído no final da década de 1990.[5][6]

Rússia

Há um obelisco "Centro da Ásia" (em russo: Центр Азии; em tuvano: Азияның Төвү) que é um monumento a indicar o suposto centro, em Kyzyl, República de Tuva, Federação Russa.

Fica na região de Tos-Bulak a sul da cidade, a 700 km a norte-noroeste do monumento em Ürümqi, em 🌍. O monumento foi construído em 1968.

Referências

  1. «Жемчужный» поселок вне закона (em russo). plusinform.ru
  2. Шойгу С. К., Аракчаа К. Д. Урянхай. Тыва дептер. — М.: Слово, 2007. — Т. 1. — С. 391.
  3. Маркус С. Центр Азии // Тува: словарь культуры. — М.: Академический проект, 2006. — С. 745.
  4. «43° 40' 52"N 87° 19' 52" E Geographic Center of Asia - The Heart of Asia (亚洲之心) – Xinjiang (新疆), China». www.confluence.org
  5. «Título ainda não informado (favor adicionar)». bbs.chinadaily.com.cn
  6. «Título ainda não informado (favor adicionar)». www.aboutxinjiang.com
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.