Charles De Wailly

Charles De Wailly[1] (Paris, 9 de novembro de 1730 — Paris, 2 de novembro de 1798) foi um arquiteto e designer da França, uma das principais figuras do Neoclassicismo francês.

Castelo Real de Laeken(Bélgica).
Charles De Wailly
Charles De Wailly
Buste de Charles De Wailly (1789), de Augustin Pajou (Palais des beaux-arts de Lille)
Nascimento 9 de novembro de 1730
Paris
Morte 2 de novembro de 1798 (67 anos)
Paris
Cidadania França
Irmão(ã)(s) Noël-François De Wailly
Alma mater
Ocupação arquiteto, pintor, urbanista
Prêmios
Obras destacadas Castelo Real de Laeken
Movimento estético arquitetura neoclássica

Foi aluno de Jacques-François Blondel, Giovanni Niccolò Servandoni e Jean-Laurent Le Geay. Recebeu o Prêmio de Roma e foi se aperfeiçoar na Academia Francesa de Roma. Tornou-se amigo de Augustin Pajou e fez escavações nas Termas de Diocleciano. Voltando a Paris foi recebido Academia de Arquitetura e na Academia de Artes. Foi indicado arquiteto do Château de Fontainebleau, junto com Marie-Joseph Peyre, e trabalhou entre outros lugares no Castelo Real de Laeken, no Château de Menars, no Château des Ormes, no Château de Montmusard, no pequeno teatro Seneffe Casrelo, e foi nomeado conservador do museu da Academia de Artes e viajou aos Países Baixos para adquirir obras de arte. Reorganizou o centro urbano de Kassel e projetou o Palácio Sheremetev na Rússia. Sua obra principal é o Teatro Odéon, que projetou em parceira com Peyre.

Pequeno teatro de Seneffe Castelo (Bélgica).

Ver também

Referências

  1. No seu caso a partícula De não se refere a uma origem nobre, tem origem holandesa e faz parte do seu sobrenome
    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.