Catos

Os catos ou cáticos (em latim: chatti) eram uma antiga tribo germânica que habitava o Hessen central e setentrional e a Baixa Saxônia meridional, ao longo do alto rio Weser e nos vales e montanhas dos rios Eder, Fulda e Werra, o que corresponde hoje ao Hesse-Cassel. Segundo Tácito,[1] em 70, encontravam-se entre os catos os batavos, até que um conflito interno os fez partir em busca de terras na desembocadura do Reno.

 Nota: Para as plantas, veja Cactaceae.

Os catos participaram da aliança de tribos germânicas que, sob a chefia de Armínio, derrotou as legiões romanas de Varo em 9, na Batalha da Floresta de Teutoburgo. Uma filha de Cetúmero, rei dos catos, casou-se com Flavo, irmão de Armínio; desta união nasceu Ítalo, que viveu em Roma e foi depois rei da tribo de Armínio, os queruscos.[2]

Localização

Quando os romanos chegaram, várias tribos foram localizados na região dos Países Baixos, que residiam nas partes habitáveis mais altas, especialmente no leste e sul. Essas tribos não deixaram registros escritos. Todas as informações conhecidas sobre elas durante este período pré-romano é baseada no que os romanos, mais tarde, escreveram sobre as mesmas.

O local aproximado (hoje Holanda) onde as tribos germânicas se assentaram no século I. Os limites exatos são desconhecidos, entretanto de H a M em particular não devem ser considerados como representações exatas.

As tribos mostradas no mapa à direita são:

Outros grupos tribais não mostrados neste mapa, mas associado com a Holanda são:

Referências

  1. Histórias iv.
  2. Tácito, Anais, Livro XI, 16 [em linha]
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.