Chauncey H. Browning Jr.

Chauncey Hoyt Browning Jr. (Charleston, 21 de novembro de 1934 - Charleston, 1 de janeiro de 2010[1]) foi um advogado e político estadunidense do Partido Democrata da Virgínia Ocidental. Ele foi eleito quatro vezes como procurador-geral da Virgínia Ocidental, servindo de 1969 a 1985.

Chauncey H. Browning Jr.
Chauncey H. Browning Jr.
Nascimento 21 de novembro de 1934
Charleston
Morte 1 de janeiro de 2010
Cidadania Estados Unidos
Progenitores
  • Chauncey Browning Sr.
Alma mater
Ocupação advogado, político

Browning nasceu em Charleston em 1934, filho de Chauncey Browning Sr. e Evelyn Mahone Browning. Ele recebeu seu diploma de Bachelor of Arts (Bacharel em Artes) pela West Virginia University em 1956. Ele frequentou a Faculdade de Direito da West Virginia University, servindo como editor-chefe da West Virginia Law Review, recebendo seu diploma de direito em 1958. Após a formatura, Browning serviu como assistente jurídico do juiz Benjamin Franklin Moore, do Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul da Virgínia Ocidental. Ele se envolveu na prática da lei em Charleston e, posteriormente, atuou como Comissário estadual de Instituições Públicas.

Browning foi eleito procurador-geral em 1968 e reeleito em 1972, 1976 e 1980. Ele foi o primeiro procurador-geral a cumprir quatro mandatos na história da Virgínia Ocidental. Ele também é o único procurador-geral da Virgínia Ocidental a ter servido como presidente da Associação Nacional de Procuradores-Gerais.

Durante seu mandato, Browning estabeleceu a Divisão de Proteção ao Consumidor e revisou as leis, regras e regulamentos ambientais e de recursos naturais. Também durante sua gestão, a Virgínia Ocidental processou a Pittston Coal Company por $ 100 milhões em danos pela inundação de Buffalo Creek em 26 de fevereiro de 1972. O governador Arch A. Moore Jr. mais tarde resolveu o processo por US $ 1 milhão.

Browning não buscou a reeleição em 1984, mas concorreu a governador e perdeu uma disputada primária de três vias e deixou o cargo em janeiro de 1985. Ele voltou ao seu consultório particular e se aposentou em 2008. Browning morreu em 1º de janeiro de 2010, no Charleston Area Medical Center com 75 anos.

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.