Chaveador KVM

Switch KVM ou Chaveador KVM (abreviatura do inglês de: "Keyboard, Video and Mouse", tradução: teclado, monitor e mouse) é um dispositivo de hardware que permite ao usuário controlar vários computadores usando somente um teclado, monitor e mouse.[1]

 Nota: Não confundir com Kernel-based Virtual Machine.
Switch KVM

Embora vários computadores estejam ligados ao KVM, realmente um número menor pode ser controlados a qualquer momento. Os dispositivos modernos também adicionaram a capacidade de compartilhar outros periféricos, como dispositivos USB e de áudio.

Usos

Um uso atual para este dispositivo é para um streamer, com uma configuração dual PC, porque estas pessoas podem ter vários computadores e necessitam poder controlá-los ao mesmo tempo, desta maneira com um KVM pode utilizar os dois computadores, sem precisar de múltiplos monitores, teclados e mouses.

O KVM tem um botão de comutação que permite escolher o computador a controlar. Hoje em dia, os KVM atuais podem configurar-se com um software que estará instalado em todos os computadores, por exemplo, Synergy.

Tipos

O switch KVM conforme o modo de controle e acesso de um computador, pode ser dividido em dois tipos:[1]

  • Switch mono usuário: Este geralmente é utilizado em pequenas instalações, como SOHO ou escritórios remotos. Permite que uma pessoa acesse quantos computadores necessários a partir de um console KVM. Por exemplo: MasterConsole CAT MCCAT18 permite que uma pessoa acesse até 8 servidores.
  • Switch multi usuário: É utilizado em grandes instalações e data centers que necessitam de um grande número de administradores de diversos servidores. Por exemplo: O Paragon II UMT1664 permite que até 16 servidores acessem 64 servidores diferentes.

Conforme a aplicação e tecnologia, pode ser dividido em dois tipos:[1]

  • Switch analógico: Os analógicos são operados por meio de um cabo conectado diretamente do computador ao switch KVM e desse até a console de acesso. Os cabos podem ser coaxiais ou Cat5. Por exemplo: EZ-108 utiliza cabos coaxiais; MCCAT18 utiliza cabos Cat5.
  • Switch digital: Também conhecido como KVM-IP, permitem o controle dos servidores por meio de uma conexão IP e em qualquer lugar (fora da rede intranet da empresa). Os computadores ainda precisam ter uma conexão direta até o switch KVM, mas o usuário que está controlando esses computadores não precisa estar conectado diretamente ao switch KVM. Por exemplo: Dominion KX3-864 permite que até 8 usuários controlem até 64 servidores por meio de uma rede TCP/IP, além de uma pessoa com controle direto no rack.

Conforme as conexões dos cabos:[2]

  • Switch KVM VGA-PS2: atualmente case em desuso, mas foi muito utilizado, pois conectava teclados e mouses mediante portas PS/2 e os monitores mediante VGA.
  • Switch KVM USB: gestiona as conexões dos teclados e mouses através de cabos USB, além disso, também permite compartilhar outros periféricos através de USBs, como por exemplo, uma impressora.
  • Switch KVM HDMI: oferece uma ótima e alta resolução mediante o uso dos cabos HDMI, proporcionando conectividade em alta definição para apresentações, cinemas...
  • KVM IP: permite conectar vários computadores e servidores localizados em qualquer parte do mundo através da Internet ou de conexões locais (LAN). Este tipo utiliza-se para instalações grandes ou também para os CPD (necessário para poder gerir todos os servidores simultaneamente).
  • Switch KVM DVI: estes switches estão feitos para proporcionar uma experiência de vídeo óptima, sendo melhor opção que VGA. Podem admitir single ou dual DVI-D ou DVI-I e garantem a compatibilidade com sinais analógicos.

Referências

  1. «Entenda as quatro categorias de switches KVM». Docs TI Brasil. 15 de setembro de 2014. Consultado em 13 de fevereiro de 2020
  2. «Swich KVM: qué es, cómo funciona y para qué se usa en PC». HardZone (em espanhol). Consultado em 15 de abril de 2021
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.