Cineclube do Porto

O Clube Português de Cinematografia, ou Cineclube do Porto, localiza-se na Rua António Cardoso, 175, no Porto.[1]

História

Este cineclube foi fundado, em 13 de abril de 1945, por Hipólito Duarte e um grupo de jovens entusiastas, donde se destacavam Fernando Lavrador, João David, Jorge Tavares, Manuel Ferraz, António Lopes Fernandes, entre muitos outros.

As finalidades do clube eram defender o cinema em geral e o cinema português em particular; publicar um boletim; realizar sessões exibindo filmes de interesse cine-clubista e tendentes a dar uma boa formação cinematográfica aos associados; e formar uma escola de cinema.

O clube não tinha fins religiosos ou políticos e cobrava uma quota mensal de 2$50 (considerando o efeito da inflação, equivaleria em 2007 a cerca de 0,94 €).

No dia 5 de maio do mesmo ano da fundação, saía a primeira notícia nos jornais. Em A Tarde, do Porto, lia-se: "Fundou-se no Porto, o Clube Português de Cinematografia, que tem delegações em Lisboa e Coimbra, e se destina a desenvolver o gosto pelos mais sérios problemas da cinematografia. É seu director, Hipólito Duarte".

O cineclube hoje ainda existe e é um dos maiores do país.

Referências

  1. «Património - Artístico, Cultural e Monumental / Um prédio cheio de histórias». Junta de Freguesia de Miragaia. Consultado em 15 de fevereiro de 2013. Arquivado do original em 27 de maio de 2012

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.