Citrino (mineral)

Citrino, também chamado de quartzo citrino (há várias outras denominações impróprias, como citrino-topázio) é uma variedade de quartzo de cor amarela, laranja, excepcionalmente vermelha. Basicamente, é um quartzo com impurezas férricas.[1][2][3]

Citrino lapidado.
Citrino laranja brasileiro lapidado.
Citrino bruto de Minas Gerais, Brasil

A maior parte do citrino comercial é na verdade ametista ou quartzo fumado aquecido artificialmente. Contudo, a pedra tratada termicamente pode apresentar diferenças, entre elas uma cor mais rosada característica da pedra original. O valor comercial, porém, é o mesmo, pelo menos no Brasil. O quartzo citrino é uma pedra preciosa de baixo preço, mais barata que a ametista, mas, mesmo assim, muito apreciada e muito usada em joalheria. O Brasil e a Escócia são os maiores produtores mundiais de citrino. O Brasil lidera a produção de ametista, quartzo rosa e quartzo incolor, com muito da produção vindo do Rio Grande do Sul.

Esta variedade de quartzo é muitas vezes usado como substituto de muitas pedras preciosas amarelas,como topázio ou safiras.


Ver também

Referências

  1. Citrine Citrine no Wayback Machine (arquivado em 2010-05-02). Mindat.org (01-03-2013). Recuperado 07-03-2013.
  2. The Encyclopedia of Superstitions By Richard Webster, p.19
  3. «CITRINE MEANING». Consultado em 18 de agosto de 2017. Cópia arquivada em 18 de agosto de 2017

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.