Classe Clemenceau

Classe Clemenceau é um par de porta-aviões que serviu à Marinha Francesa de 1961 até 2000, e na Marinha do Brasil, com o NAe São Paulo, de 2001 até 2017. Foi o primeiro projeto de porta-aviões bem sucedido da França após a Segunda Guerra Mundial e a espinha dorsal da frota francesa, durante seus quase quarenta anos de serviço.

FS Clemenceau

Os porta-aviões de classe Clemenceau têm um design CATOBAR convencional. O convés de voo tem 165,5 m de comprimento por 29,5 m de largura; a área de aterragem é angulada a 8 graus fora do eixo do navio. O elevador dianteiro da aeronave é para estibordo e o elevador traseiro é posicionado na borda da plataforma para economizar espaço do hangar. A frente de duas catapultas de 52 metros é a porta na proa, a catapulta na popa está na plataforma de pouso angular. As dimensões do convés do hangar são de 152 metros por 22-24 metros, com uma sobrecarga de 7 metros.[1]

Unidades

Ver também

Referências

  1. «Clemenceau». GlobalSecurity.org. 10 de junho de 2013. Consultado em 24 de outubro de 2014
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.