Claudina Correia Garcia

Claudina Maria de Jesus, ou Claudina Correia Neves, ou Claudina Correia Garcia (Paranaíba, 1843 — Fazenda Beltrão, em data desconhecida) foi uma fundadora do município brasileiro de Três Lagoas.[1]

Filha de Maria Joaquina de Freitas e de Bernardino Correia Neves, foi neta, assim, de Januário Garcia Leal Sobrinho. Ademais, casou-se, por volta da década de 1860, com Luís Correia Neves Neto, com quem teve a seguinte descendência:

Foi moradora com sua família das proximidades do rio Lajeado, ao sul de Paranaíba, em propriade de seus pais. Com a morte de seu pai em setembro de 1881, restabeleceu-se alguns meses depois com seu esposo e seus filhos mais ao sul, nos arredores do ribeirão Beltrão, iniciando a colonização, assim, do município de Três Lagoas.

No mesmo local fundou, entre outras, a Fazenda São Pedro e a Fazenda Beltrão, onde nasceu, em 1882, sua filha Zulmira, a primeira treslagoense[2]. Nos anos seguintes, contribuiu para o estabelecimento da rota ao sul, hoje BR-158, que liga Três Lagoas à atual Inocência, assim como promoveu a colonização do território treslagoense através da pecuária e do comércio.

Em 1887, seu primo Protázio Garcia Leal seguiria seu exemplo e se mudaria com a família para Três Lagoas, sendo anos depois seguido por Antônio Trajano dos Santos.

Referências

  1. BARBOSA GARCIA, Elio. Desbravadores de Sertões: Saga e Genealogia dos Garcia Leal. Campo Grande: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, 2009. ISBN 978-85-99142-05-4.
  2. «Primeira treslagoense é destaque em livro». Consultado em 23 de julho de 2010. Cópia arquivada em 11 de julho de 2022
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.