Clima alpino

O Clima alpino caracteriza-se por suas baixas temperaturas presentes nas regiões montanhosas da Europa, como os Alpes, Cárpatos, Cáucaso, Pirenéus, Montes Urais, na América do Sul na Cordilheira dos Andes, entre outros e tem como característica predominante a frequente precipitação sob a forma de neve[1], decorrentes das elevadas altitudes destes locais[2].

 Nota: Para o chocolate feito em homenagem aos Alpes Suíços, veja Alpino.
Os Alpes de Valais, regiões típicas do clima alpino

Localidades com cadeias de montanhas são uma barreira natural para as correntes úmidas, assim, destaca-se o clima alpino, com invernos longos e frios e verões frescos[1] e dependendo da elevação do cume, suas temperaturas podem ser mais acentuadas ou não, mas geralmente no inverno caem abaixo de zero com formações de montes de neve e depois geleiras, e no verão, a temperatura é mais elevada[3].

O clima alpino assemelha-se com o clima subártico ou ártico em relação às temperaturas. Porém, difere quanto à precipitação, pois no primeiro as chuvas são abundantes durante o ano[1], enquanto no segundo (subártico ou ártico) há uma baixa precipitação ao longo dos doze meses[3].

Referências

  1. Livro Italianos no mundo rural paulista Google Books - acesso em 14 de fevereiro de 2015
  2. Climas da Europa#Clima Alpino Site Sua Pesquisa - acesso em 13 de fevereiro de 2014
  3. Didattica e Logica#Descrizione dei climi europei: il clima alpino Site Altervista - acessado em 14 de fevereiro de 2015 (em italiano)
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.