Cnicus

Espécies

A espécie Cnicus benedictus, mais conhecida por cardo-santo[1] é um potente tônico estomacal. Sua sinonímia é Centaurea benedicta.

Descrição: Planta de 20 a 50 cm, com folhas e caules vilosos. Folhas espinhosas e capítulos florais pouco numerosos, amarelos e rodeados de espinhos avermelhados.

Habitat: Toda a Europa e Ásia. Ocasionalmente na América do norte, Brasil, Chile e Argentina. Próprio de ribanceiras e terrenos pedregosos e secos.

História: O cardo-santo já foi considerado remédio para quase todas as doenças, inclusive contra a peste na Idade Média, mas as modernas pesquisas químico-farmacêuticas revelaram suas reais aplicações.

Propriedades e aplicações: Por possuir um princípio amargo, a cnicina, estimula as glândulas que segregam os sucos digestivos no estômago e no intestino delgado. Favorece também as funções do fígado e do pâncreas. Esta propriedade tônica é potencializada pela presença de mucilagem e tanino em toda a parte aérea da planta.

Reacções adversas: Pode provocar vómitos e diarreias.[1]. Em altas doses provoca queimadura da orofaringe e esófago[1]

Classificação do gênero

SistemaClassificaçãoReferência
LinnéClasse Syngenesia, ordem Polygamia aequalisSpecies plantarum (1753)

Referências bibliográficas

  • Planta Mágicas Enciclopédia das Plantas Medicinais. Ed. Planeta Vol.I,1998.

Referências

  1. INFARMED (2006). «Plantas Medicinais de A a Z reacções adversas». Boletim de Farmaco Vigilância. 10 (4). 4 páginas
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.