Colégio Humboldt
O Colégio Humboldt é uma tradicional escola bilingüe [1] localizada no bairro de Interlagos, na cidade de São Paulo, Brasil, fundada por imigrantes de origem alemã.

A escola recebe vários descendentes de alemães. Propõe um currículo com aulas ministradas em alemão para os alunos que falam o alemão fluentemente ou que vêm diretamente da Alemanha, e também o currículo brasileiro que inclui aulas de inglês, francês e espanhol, além do alemão que é a matéria que recebe mais destaque no local. Tem cerca de 1262 alunos.[2] Seu nome é uma homenagem ao explorador e naturalista alemão Alexander von Humboldt. É mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco.[3]
História

Fundação
O encontro de um grupo de alemães, em 1916, na Padaria Lindau, no Largo 13 de Maio, deu início à ideia de fundar uma sociedade escolar alemã. Queriam oferecer uma escola aos seus filhos na qual pudessem aprender a ler e escrever em alemão, recebendo uma educação dentro dos moldes da Alemanha. Ainda no mesmo dia, designou-se uma diretoria provisória da sociedade.
A escola desenvolveu-se rapidamente e logo contava com 41 alunos. As aulas iniciaram-se em 1 de maio de 1916. Com a Primeira Guerra Mundial, em 1917, o Colégio foi fechado, sendo reaberto quatro anos depois, em 1921, reiniciando com 15 alunos. Em 1927, o número de alunos havia subido para 60.
Devido ao número crescente de alunos, em 1927 Heinrich Grassmann doou à sociedade um terreno situado na Ladeira da Matriz, nº 204, financiando a construção do primeiro prédio em terreno próprio. No ano seguinte, o terreno adjacente foi adquirido, resultando em uma área total de 1.700 m². Em 1931 a escola contava com exatamente 100 alunos, em oito séries diferentes. A escola tornou-se o centro de todas as atividades culturais da colônia alemã do bairro de Santo Amaro.[carece de fontes]
Fechamento
Com a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, em 1942, as portas da escola foram fechadas novamente e todo o patrimônio foi confiscado pelo governo. Ao final da guerra, a Sociedade Escolar Alemã praticamente não existia mais. Suas propriedades estavam sob a guarda de uma curadora, a antiga professora de português, D. Carlota. O terreno e os prédios serviram para os mais diversos fins, seja formação de recrutas das Forças Armadas, seja para cursos de corte e costura para meninas. Uma luta jurídica de mais de dez anos foi iniciada após o término da guerra, em 1945.
Em 1955, os bens foram devolvidos à Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, embora em péssimo estado. Depois de uma grande reforma, as atividades escolares se reiniciaram em 1957. Em 1958, iniciou-se o 5º ano e a Escola contava com 150 alunos. Sem nenhuma ajuda de terceiros, a pequena escola foi crescendo com o apoio dos pais que tinham interesse na educação de seus filhos. Em 1959, o Colégio contava com 210 alunos, 7 salas e 11 professores. Nesse ano, a escola conseguiu autorização do governo para acrescentar, ao Ensino Primário e Curso de Admissão, o Ensino Ginasial. A "Escola Barão do Rio Branco" passou a se chamar Ginásio Humboldt, em homenagem aos irmãos Alexander (cientista) e Wilhelm (humanista) von Humboldt. Com a introdução do Ensino Médio, em 1966, passou a se chamar Colégio Humboldt.
Expansão
Em 1970, o Humboldt possuía 529 alunos. Seu contingente de professores era de 49. Depois de alguns anos, o número de alunos aumentou para 956 e o contingente de professores cresceu para 71.

Com a arrecadação de doações, o terreno do Humboldt cresceu para 9 504 m² e a área ocupada por construções cresceu para 2 597m². O Humboldt começou a receber ajuda financeira do governo da Alemanha.[4]
Em 1979, o Humboldt criou classes comerciais e em 1982, foi instalado o curso IFPA, um curso profissionalizante atualmente chamado de Formação Profissional Dual.
Galeria
Prédios do Ensino Médio no Humboldt.
Prédios do Ensino Fundamental.
Cores da bandeira da Alemanha ao lado das cores da bandeira do Brasil.
Refeitório.
Referências
- «Guia da semana». Consultado em 7 de junho de 2007. Arquivado do original em 8 de julho de 2007
- «Guia da Escola». Guia da Escola
- «Communica Brasil». Consultado em 7 de junho de 2007. Arquivado do original em 26 de maio de 2007
- Consulado da Alemanha