Colégio de Lamego

O Colégio de Lamego OIP é um estabelecimento de ensino particular português, localizado na cidade do mesmo nome.

História

Foi fundado em 1859 pelos irmãos António Joaquim Lopes Roseira e Manuel António Lopes Roseira, passando em 1894 para a propriedade da Ordem Beneditina.

Atualmente, nele são lecionados os 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, bem como o Ensino Secundário, havendo o regime de internato para alunos do sexo masculino e feminino.

Uma das figuras da vida cultural portuguesa que passou por esta instituição foi o escritor Aquilino Ribeiro, que o recordou em sua obra:

"Este Colégio impunha-se como estabelecimento admirável, e quero confessar que as minhas rémiges, pequenas como são, cresceram ali à medida do seu porte e do seu tamanho natural." (RIBEIRO, Aquilino. Arcas encoiradas, cap. XI).

A 21 de julho de 1959 foi feito Oficial da Ordem da Instrução Pública.[1]

Alunos famosos

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Colégio de Lamego". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 23 de fevereiro de 2015

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.