Colegiada de San Gimignano

A Colegiada, dedicada a Santa Maria Assunta, é a principal igreja de San Gimignano, na Itália.

Está situada na Piazza del Duomo, no coração da cidade. Era uma vez a catedral (em italiano: duomo), mas desde que San Gimignano foi desprovida de um bispo a igreja reverteu para o status de uma igreja colegiada. A primeira igreja erguida no local foi iniciada no século X. O edifício atual foi iniciado no início do século XII e foi consagrado pelo Papa Eugênio III em 1148. Foi alterado e ampliado por Giuliano da Maiano entre 1466 e 1468, mas a fachada ainda data de 1239, sendo muito sóbria.

O interior é famoso por seus ricos afrescos, que cobrem praticamente todas as paredes. As arcadas são de mármore preto e branco listrado. No centro há um grande afresco de São Sebastião por Benozzo Gozzoli (1465), encomendado após o fim da praga que atingiu a cidade em 1464. Um ciclo de afrescos de Taddeo di Bartolo representa o Juízo Final em detalhes macabros. Existem também ciclos do Antigo Testamento por Bartolo di Fredi (1356-1367) e do Novo Testamento, tradicionalmente atribuídos a Barna da Siena, mas possivelmente podem ser de Lippo Memmi, iniciados em 1333. As duas capelas principais são a Capela de San Gimignano, com um altar de Benedetto da Maiano, e a Capela de Santa Fina, desenhada por Giuliano da Maiano, com esculturas de seu irmão Benedetto. Domenico Ghirlandaio pintou os afrescos da última capela.

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.