Compagnie Générale des Eaux (Portugal)

A Compagnie Générale des Eaux (Portugal) S.A. (CGEP) é uma empresa portuguesa especializada na distribuição e no abastecimento de água. Criada em 1991, a CGEP pertenceu à antiga empresa francesa Compagnie Générale des Eaux, hoje Vivendi. Atualmente a CGEP é detida maioritariamente pela divisão de água Veolia Water do grupo francês Veolia Environnement[1].

A CGEP é concessionária do abastecimento de água em diversos concelhos de Portugal, tratando das águas municipais em vez da câmara municipal e auxiliando esta também no tratamento das águas municipais.

Em 1994, a CGEP começou a operar em Mafra (CGEP/Mafra, concessão de 25 anos) e estendeu-se em 1996 a Ourém (CGEP/Ourém, concessão de 25 anos). Através das suas sociedades filiadas Águas de Valongo, S.A. (criada em 2000) e Águas de Paredes, S.A. (criada em 2001), a CGEP fornece serviços de água nos conselhos de Valongo (concessão de 30 anos) e Paredes (concessão de 35 anos)[1], abastecendo cerca de 250 mil pessoas e tratando mais 10 milhões de metros cúbicos de águas residuais por ano[2].

Referências

  1. Veolia Water: Veolia Water au Portugal, acessado em 24 de julho de 2007 (em francês)
  2. Directório nacional Ambiente: Compagnie Générale des Eaux (Portugal) S.A. Arquivado em 29 de setembro de 2007, no Wayback Machine., acessado em 24 de julho de 2007

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.