Componente curricular

Um componente curricular é a disciplina acadêmica que compõe a grade curricular de um determinado curso de um determinado nível de ensino. É obrigatória sua inclusão e ministração com a carga horária mínima determinada na grade, a fim de que o curso tenha eficiência e validade.

No Brasil, é comum o componente curricular ser denominado de matéria, matriz, disciplina ou cadeira. No entanto, a BNCC de 2017 alterou, oficialmente, essa nomenclatura para Componente Curricular.

Na Educação Infantil, os componentes curriculares são chamados de Campos de Experiência: “O eu, o outro e o nós”, “Corpo, gestos e movimentos”, “Traços, sons, cores e formas”, “Escuta, fala, pensamento e imaginação” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”.

Nos Anos Iniciais (1.º ao 5.º ano) e dos Anos Finais (6.º ao 9.º ano) do ensino fundamental os componentes curriculares são organizados em áreas do conhecimento: Linguagens (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa); Matemática (Matemática); Ciências da Natureza (Ciências); Ciências Humanas (História e Geografia) e Ensino religioso (Ensino Religioso).

No Ensino Médio os componentes curriculares também estão organizados em áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa); Matemática e suas Tecnologias (Matemática); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).

Referências

    Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.[1]

    Ver também

    Ligações externas

    1. Brasil, Ministério da educação (2018). «Base Nacional Comum Curricular». Base Nacional Comum Curricular. Consultado em 26 de junho de 2023
    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.