Conde de Parati

Conde de Parati[1] foi um título nobiliárquico criado por carta régia datada de 4 de Dezembro de 1813, do príncipe-regente D. João, o futuro D. João VI de Portugal, então governando em nome de sua mãe a rainha D. Maria I de Portugal.

Titulares
  1. D. Miguel Rafael António do Carmo de Noronha Abranches Castelo Branco (1784-1849), 1.º conde de Parati — coronel de Cavalaria do Exército Português, par do reino, grã-cruz da Ordem Militar da Torre e Espada, Valor, Lealdade e Mérito, Conselheiro da Fazenda Real e confidente do príncipe-regente D. João, futuro João VI de Portugal; teve uma sesmaria em Paraty e a chamada Quinta de Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro.
  2. D. João Inácio Francisco de Paula de Noronha (1820-1884), 2.º conde de Parati — oficial-mor da Casa Real e comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, grão-mestre da Maçonaria de 30 de Outubro de 1869, data em que se concretizou a unidade dos Orientes, até 1881,[2] e afilhado de baptismo de D. João VI de Portugal e de D. Maria Leopoldina de Áustria.
  3. D. Miguel Aleixo António do Carmo de Noronha (1850-1932), 3.º conde de Parati — diplomata e político, autor da obra Portugal e Brasil: conflito diplomático. Breves explicações do Conde de Paraty,; casou com Isabel de Sousa Botelho e foi sogro de Paiva Couceiro.
  4. D. Júlia Maria do Carmo de Noronha, condessa de Paraty. Casada com Henrique de Paiva Couceiro.. Sucedeu-lhe o filho Miguel António do Carmo de Noronha de Paiva Couceiro.
Armas do Conde de Paraty

Após a Proclamação da República Portuguesa por mercê do chefe da casa real, foi o título sucedido por Miguel António do Carmo de Noronha de Paiva Couceiro (1909-1979), Henrique António do Carmo de Noronha de Paiva Couceiro (1939-1999) e Pedro de Noronha de Paiva Couceiro.

Notas

  1. Pela grafia original, conde de Paraty.
  2. OLIVEIRA MARQUES, Ensaios de Maçonaria, Quetzal Editores, Lisboa, p. 50

Ver também

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.